Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Deputados participam de discussão sobre participação do jovem na política



Participação. Foi assim que o deputado estadual Fabrício Furlan (PCdoB) resumiu como será possível fazer com que a juventude possa mudar o pensamento sobre os políticos e a política. A declaração foi durante a participação na XXII Conferência Nacional da Unale, em Gramado, no Rio Grande do Sul, que levantou a questão no painel com as delegações internacionais - China, Espanha e Paraguai - sobre o engajamento da juventude na política.

"Sempre convidamos, não apenas os jovens, mas todos os segmentos da sociedade para que participem do dia a dia do Parlamento, para que tenham conhecimento sobre o que os deputados debatem. É importante todos estarem inseridos e conectados para tomarem decisões acertadas sobre o que desejam em termo de melhorias para o estado", declarou Fabrício Furlan.

A deputada Edna Auzier (PSD) apresentou algumas ferramentas disponibilizadas para que todos possam acompanhar, não apenas o trabalho do político, mas, também, outros setores, como a Educação. Edna Auzier explicou sobre o aplicativo que permite aos estudantes e pais a saberem o desenvolvimento dos educadores. Também, falou sobre o aplicativo SOS Mulher.

"É mais um dispositivo à disposição para que as mulheres vítimas de violência possam denunciar seu agressor. Acreditamos que os deputados estão trabalhando e, no Amapá, a Assembleia Legislativa dispõe de ferramentas onde todos podem ter acesso às ações de cada um dos parlamentares e também sobre os recursos disponibilizados. Então, há como saber o que acontece, mas é necessário que as pessoas tenham interesse em participar", revelou a deputada.

O deputado estadual Jory Oeiras (DC) foi além. Questionou a ausência do envolvimento tanto dos jovens quanto de outros segmentos. Segundo ele, hoje, até mesmo por conta do que acontece no cenário nacional, é mais fácil criticar o político do que propriamente conhecer o trabalho que ele desenvolve. "Não acredito que por uns todos devem pagar a conta. Há um trabalho, existe a divulgação, mas falta o interesse em procurar saber sobre o que está sendo feito. Não podemos criticar por criticar, é preciso ter o conhecimento sobre as ações para depois tirarem as suas conclusões", argumentou.

A deputada Aparecida Salomão (PSD) lamentou a ausência dos jovens na política. A parlamentar acredita que eles podem ser mais presentes e quem sabe despertar o interesse em até participar de um processo eleitoral. "Os mecanismos para que tanto a juventude quanto outras pessoas possam se envolver com o mundo político continuam sendo criados, podem ter acesso às informações, seja pelos sites oficiais como por meio da imprensa. Mas é preciso querer e ter vontade de participar para, realmente, alcançar as suas expectativas quanto à elaboração de políticas públicas", sentenciou.

A deputada Raimunda Beirão (PMB) e o deputado Max da AABB (SD) também participaram do painel.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Emerson Renon
Fotos: Pedro Apóstolo
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...