Pesquisar este blog

domingo, 8 de abril de 2018

Em audiência pública, Comissão de Relações Exteriores debate formas de promover o desenvolvimento sustentável de fronteira



Em Camopi, a Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Legislativa do Amapá, representada pelas deputadas Cristina Almeida (PSB) e Raimunda Brandão (PMB), participou da audiência pública intitulada Rio Oiapoque, promovida pelo Instituto Kumarauá. Dentre os presentes, estavam representantes do poder público do Amapá, da Guiana Francesa e da sociedade civil organizada.

O objetivo da audiência foi debater as formas de promover o desenvolvimento sustentável de fronteira, solucionar problemas sociais entre as comunidades de Vila Brasil (Brasil) e Camopi (França), bem como permitir que ambas atuem em parceria, melhorando a capacidade técnica, gerencial e financeira, além de fazer acordos bilaterais, na prestação de serviços públicos e privados. 

Outros assuntos também foram ressaltados no âmbito de políticas públicas como as questões de Educação, Saúde, garimpo ilegal, Meio Ambiente, Segurança, prostituição e o tráfico de drogas. De acordo com a presidente do Instituto Kumarauá, Cleudimar Morais, há uma dependência estrutural de Vila Brasil pelos serviços públicos de Camopi, o que onera o lado francês, uma vez que os brasileiros atravessam o rio e geram problemas sociais. 

Presidente da comissão, Raimunda Beirão disse que cada governo tem que cuidar de seus interesses. “Quanto a responsabilidade do Amapá, eu e a deputada Cristina iremos encaminhar o relatório aos nossos pares da Comissão e, após análise, serão dadas as providências”, informou a deputada.
Segundo o diretor-presidente do IEF, Marcos Tenório, no que tange o meio ambiente, o instituto está fazendo as discussões para as possíveis melhorias, assim como o Itamarati. 

Nos debates, destacaram-se as seguintes propostas: implantação de um posto de segurança na fronteira e de políticas públicas em Vila Brasil; criação do Parque Turístico Ambiental da Amazônia e de um centro de atendimento ao turista; projeto integrado de reciclagem do lixo e a construção de uma escola bilíngue. 

Em seu pronunciamento, a deputada Cristina agradeceu a receptividade da qual tiveram nas comunidades visitadas e salientou a importância do GEA se manifestar nas questões que competem ao estado. 

"Um de nossos trabalhos quanto parlamentar é legislar e requerer melhorias para a população, e vocês podem contar com o nosso trabalho diante dos fatos expostos", finalizou Cristina.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto e fotos: Gabinete Deputada Cristina Almeida
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...