Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Em março, unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos chegará ao Amapá

No fim de março deste ano, chegará a Macapá a primeira carreta com a unidade móvel de diagnóstico e tratamento de câncer, destinada a dar suporte à unidade do Hospital de Amor de Barretos, que está sendo construída na capital do Amapá. A informação foi repassada para a comitiva de deputados e gestores do serviço público do Estado, em visita à unidade do Hospital de Câncer de Barretos, em Porto Velho (RO), pelo diretor da instituição, Jean Negreiros.
A carreta está equipada com um centro cirúrgico completo, onde, após passar por uma triagem, o paciente pode ser submetido a uma pequena cirurgia na própria unidade. Em mais de 92% dos casos, a equipe do Hospital de Câncer de Barretos consegue fazer o procedimento cirúrgico de remoção do tumor.

Integrada pelo deputado Jaci Amanajás (PV), vice-presidente da Comissão Permanente de Saúde e presidente da Comissão de Assistência Social da Assembleia Legislativa; pelos deputados Charles Marques (PSDC) e Jory Oeiras (PRB), integrantes da Comissão de Saúde da Alap; além do secretário adjunto de Estado da Saúde, Paulo Távora; do médico oncologista Roberto Marcel; da representante da Secretaria de Infraestrutura do Amapá, Gláucia Maders e do representante institucional da Assembleia Legislativa em Brasília, Elpídio Amanajás, a comitiva visitou todas as instalações do Hospital de Amor de Porto Velho, conhecendo o funcionamento da instituição e os mecanismos utilizados para a manutenção do hospital.

Jean Negreiros elogiou a iniciativa dos amapaenses em visitar a instituição. "Esta visita é muito importante. Lembrei de quando estávamos implantando o Hospital de Amor de Barretos aqui em Porto Velho, há seis anos, visitando Barretos, juntamente com deputados rondonienses e equipe técnica da área da saúde, para conhecer o funcionamento do hospital. Fico feliz em saber que no Amapá a obra já está em andamento. Vale a pena frisar que esta instituição tem grande credibilidade, pois aqui se trabalha com amor", sustentou.



O deputado Jaci Amanajás disse que um dos objetivos da visita foi conhecer a forma utilizada pela instituição para se manter. "Nossa intenção é verificar como funciona o hospital e, principalmente, como é feita a sua manutenção. Criar um hospital é difícil e mais difícil ainda é mantê-lo", disse o parlamentar, lembrando que pretende debater com os agentes públicos do Amapá e com toda a sociedade as formas de arrecadar recursos necessários para uma prestação de serviço com qualidade.



Charles Marques se disse satisfeito com a visita. "É de extrema importância e de grande satisfação pessoal. Externo a cada homem e a cada mulher, acometido dessa grave doença, que é o câncer, a minha esperança de dias melhores. Com a graça de Deus, já no próximo mês, estaremos recebendo a carreta modelo do Hospital de Barretos, enquanto a unidade do hospital está sendo construída em Macapá. Viemos aqui consolidar essa parceria, verificando o funcionamento e o término da construção dessa unidade de Porto Velho", assinalou.

Para o deputado Jory Oeiras, a visita foi um verdadeiro aprendizado. “Desde o início de nosso mandato buscamos melhores caminhos para o Amapá e seu povo. Viemos aqui para aprender com Barretos. Agradeço ao Henrique Prata e toda a sua equipe, que cuida de pessoas em todo o país. Tenho certeza que esse sonho, realizado aqui em Rondônia, muito em breve também será uma realidade no Amapá”, assegurou, agradecendo a Deus pela oportunidade de participar desse processo.
O secretário adjunto Paulo Távora afirmou que o Governo do Estado está empenhado em prestar todo o apoio necessário à conclusão da obra. “Tanto o governador Waldez Góes quanto o secretário Gastão Calandrini estão acompanhando, por meio das secretarias de Saúde e de Infraestrutura, o andamento da construção do Hospital do Câncer em Macapá. Conscientes de que a obra irá beneficiar os amapaenses acometidos de câncer, que não mais precisarão se deslocar para outros estados a fim de buscar tratamento”, comemorou.

Elpídio Amanjás lembrou a luta de cinco anos em prol desse projeto. “Essa visita consolida um trabalho iniciado em 2013 por deputados amapaenses. Após muita persistência, muita força de vontade e inúmeras reuniões realizadas em Barretos, vemos finalmente o projeto se consolidando com a chegada da primeira carreta e as obras da unidade do Amapá em andamento. Essa visita institucional coroa todo o esforço da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amapá”, festejou.

O Hospital de Amor de Porto Velho

Inaugurado em 2012, tem uma área construída de 100 mil metros quadrados. Pratica cerca de 2 mil procedimentos por dia, entre consultas, ambulatório, quimioterapia, radiologia e cirurgias. Emprega hoje cerca de 250 servidores, dos quais 52 são médicos. A manutenção demanda 3 milhões de reais por mês. Um convênio de gestão com o Estado garante o repasse de R$ 1,9 milhão. O restante é bancado pela população, por meio de doações provenientes de leilões, ações coletivas e ações individuais, inclusive, com a distribuição de cofrinhos a populares.




AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto e fotos: Paulo Oliveira - Reg. Prof. 572 - DRT/PA
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...