Pesquisar este blog

sábado, 27 de janeiro de 2018

Assembleia Legislativa participa da solenidade de instalação da Brigada Foz do Amazonas

A necessidade de reforço de militares nas áreas de fronteira, em especial na foz do maior rio do mundo, o Amazonas, foi um dos pontos citados pelo comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, Luiz Gonzaga Viana Filho, para a instalação na área do Comando de Fronteira do Amapá, 34º Batalhão de Infantaria de Selva (34° BIS), em Macapá. A solenidade, realizada nesta sexta-feira (26), com a presença do comandante-geral do Norte, general EB Carlos Barcellos, teve a participação de autoridades civis e militares.


O momento marcou o início oficial das atividades da mais nova Unidade Operacional do Exército Brasileiro, que será subordinada ao Comando Militar do Norte (CMN), no Pará, e irá gerenciar as ações do 34º BIS no Amapá; do 2º BIS em Belém do Pará e do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) em São Luís do Maranhão. O deputado Dr. Furlan (PTB) citou que a Assembleia Legislativa do Estado estava certa ao conceder o título de cidadão amapaense ao general Oswaldo Ferreira, comandante do Comando Militar do Norte (CMN), que decidiu pela implantação da unidade no Estado. "A instalação da Brigada muda a história da presença militar na região Norte do Brasil", frisou o parlamentar. 

A atuação da brigada compreende a faixa de fronteira de 1.980 quilômetros entre Guiana, Suriname e Guiana Francesa, e mais uma vasta extensão de litoral que tem como ponto estratégico a Foz do rio Amazonas. "Dessa forma, iremos nos sentir mais seguro", observou o deputado Jory Oeiras (PRB). Com a nova unidade, a colocação de homens na fronteira será muito maior, além da contratação por alistamento, com a geração de novos empregos. "Esse é um dos pontos importantes para o Amapá, gerar emprego e cidadania", destacou o deputado Charles Marques (PSDC).

O Exército Brasileiro pretende aumentar de 830 para 3 mil o efetivo de militares atuando no Amapá até 2020. O complexo da Foz do Amazonas, orçada em aproximadamente R$ 18 milhões, reúne o corpo da guarda, pavilhão e companhia de comando, além de blocos de alojamento.



AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Everlando Mathias
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...