Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Para DaLua, aumento na conta de energia elétrica gera tarifa "abusiva e impagável"

O deputado Pedro DaLua (PSC) considerou abusivo o aumento na tarifa de energia autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel) e que passa a vigorar já em dezembro. O reajuste será de 37%. Na verdade, o valor seria bem maior, pois o pedido da companhia amapaense junto ao órgão regulador era de 46%.

DaLua considera que o aumento não se justifica em função dos inúmeros problemas na prestação do serviço e no fato de que o ex-governador Camilo Capiberibe endividou o Estado pelos próximos 30 anos para pagar dívidas da companhia junto a Eletrobrás. Atualmente, a gestão da companhia é feita pelo Governo Federal, mas o Governo do Amapá continua como principal acionista.

A alteração nos valores atende a revisão tarifária, que, segundo a Aneel, deixou de ser feita ao longo de dez anos, entre 2003 e 2013. O acúmulo ocorreu porque os custos da compra de energia feita pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) não eram reconhecidos em virtude da estatal não ter assinado o contrato de concessão. No estado, são 202 mil unidades consumidoras.

O deputado informou que está à disposição para ser signatário das inúmeras ações que já começaram a desembarcar no poder Judiciário, incluindo os órgãos de classe do empresariado local, que buscam impedir o aumento na Justiça. Para ele, o reajuste fere frontalmente o Código de Defesa do Consumidor e pode ter como impacto a aplicação de uma tarifa "impagável".



AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Gabinete Deputado Pedro DaLua
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...