Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Deputados do Amapá trocam experiência com parlamentares de Tocantins nas áreas de administração, comunicação e Segurança Pública.

Por ter um modelo de gestão legislativa eficiente, a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins foi a escolhida pelos deputados estaduais Jory Oeiras (PRB), Charles Marques (PSDC), Jaci Amanajás (PV) e Janete Tavares (PSC) para uma visita, que teve como finalidade trocar experiência nas áreas de gestão administrativa, de comunicação e segurança pública. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (24).

Os parlamentares foram recebidos pelo presidente do Legislativo tocantinense, Mauro Carlesse (PHS), pela vice-presidente da Casa, Luana Ribeiro (PDT) e pela deputada Valderez Castelo Branco (PP). Os deputados conheceram o espaço físico da instituição e elogiaram a estrutura do prédio. "É uma Casa muito organizada e com excelentes instalações para todos os servidores", observou Janete Tavares.

Jory Oeiras perguntou sobre o modelo do sistema prisional de Tocantins e falou da experiência que teve em Minas Gerais, onde conheceu o método Apac (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), também implantado em São Paulo. Mauro Carlesse elogiou os parlamentares pela iniciativa de buscar novos conhecimentos e trocar experiência sobre projetos que tiveram êxito, se referindo como um encontro extremamente produtivo. “Foi muito importante recebê-los para essa troca de informações”, disse.

A deputada Luana Ribeiro, que é presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia de Tocantins, falou do seu Projeto de Lei, em tramitação na Casa, que prevê o trabalho para presos. A parlamentar entregou uma cópia do PL e incentivou os deputados a adotarem essa matéria, que tem a proposta de garantir a manutenção do apenado de forma humanizada, por meio da prestação de serviços. O projeto assegura aos presos remuneração mínima de 75% do salário mínimo em vigor, mediante trabalho, sendo que do salário será deduzido a contribuição para a Previdência Social.
 
O deputado Charles Marques defendeu a importância da ressocialização em um país onde o nível de reincidência só tem aumentado manutenção. "A manutenção de um preso é extremamente cara e o sistema precisa mudar urgentemente isso". Jaci Amanajás falou sobre a atual situação da segurança pública do Amapá e sobre o setor produtivo e econômico do estado. "O estado tem uma importante história atrelada à exploração mineral, com a construção de mais de 200 km da estrada de ferro para o escoamento, e um porto de cargas com uma posição estratégica".

Ao final do encontro, os deputados receberam um certificado da visita institucional, artesanato local e um álbum de fotografias e textos de Tocantins.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto e fotos: Rosiane Almeida
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...