Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Comissão de Segurança da Assembleia visita Casa de Prisão Provisória de Palmas para conhecer o sistema prisional

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amapá, composta pelos deputados Jory Oeiras (PRB), presidente da comissão; e os membros Charles Marques (PSDC), Jaci Amanajás (PV) e Janete Tavares (PSC), visitou nesta sexta-feira (24) a Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP). A iniciativa teve a finalidade de conhecer como funcionam os projetos de ressocialização do sistema prisional, que atualmente abriga 3.500 presos.

"Queremos levar para o nosso estado todas as experiências que deram certo", disse Jory. No Tocantins, a administração penitenciária é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Cidadania e da Justiça (Seciju) e possui 41 unidades prisionais e mais as centrais de monitoração eletrônica de 384 presos que usam tornozeleiras.

O deputado Charles Marques falou para os servidores da CPPP do método Apac (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), administrado por instituições voluntárias. As Apac’s são consideradas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o único modelo prisional que deu certo no Brasil, país que possui a quarta maior população carcerária do mundo. "Na associação, o preso custa 800 reais por mês, três vezes menos que a média nacional", informou o deputado Charles, que finalizou falando do índice de recuperação nas Apac’s, que é de 95% contra 25% das cadeias padrões.

Acompanhados do secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Glauber de Oliveira; do superintendente do Sistema Penitenciário, Renato Mendes; além de servidores, os deputados conheceram a carceragem e os locais de realização de projetos de ressocialização, como a Escola Estadual Nova Geração, a fábrica de móveis em fibras e onde, em breve, deve começar uma panificadora, além de salas odontológicas, de consultas médicas, refeitório, cozinha e áreas administrativas.
 
A deputada Janete Tavares ficou surpresa com a organização da Casa de Prisão. "Um espaço totalmente diferente. Tudo muito limpo, organizado, e com projetos de ressocialização funcionando". O secretário Glauber de Oliveira falou do orgulho de ter o sistema prisional de Tocantins como referência para os deputados. "Isso mostra que trabalhamos bem e que nossos esforços estão sendo reconhecidos", concluiu.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto e fotos: Rosiane Almeida
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...