Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Deputado Charles Marques usa tribuna da Câmara de Vereadores de Palmas para falar sobre método Apac

A convite do seu colega de partido, o vereador Felipe Fernandes (PSDC), o deputado estadual Charles Marques participou na sexta-feira (24), da sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Palmas, no Tocantins, e usou a tribuna para explicar sobre o funcionamento da Apac (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), um modelo de humanização do sistema penitenciário, criado em 1973. Charles Marques, que é membro da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), falou sobre a eficiência das Apac’s na recuperação dos presos, ressocialização, fortalecimento do sistema prisional e, consequentemente, o reflexo na economia para os estados que implantaram o sistema.




"O índice de recuperação nas Apac’s está em torno de 95%, enquanto no sistema convencional, o percentual é de 25%", declarou Charles, que defende a união de forças políticas de todos os estados brasileiros para o fortalecimento de políticas públicas que diminuam os índices de reincidência. O modelo Apac foi um dos finalistas do Prêmio Innovare, uma das premiações mais respeitadas da Justiça brasileira.

O vereador Felipe Fernandes parabenizou o deputado Charles Marques e o trabalho dos parlamentares da Comissão de Segurança da Alap. "Percebemos que nossos colegas estão bem avançados neste tema e iniciaram uma luta importante, que irá refletir futuramente", disse o vereador. As Apac's não são remuneradas para receber ou ajudar os condenados. A manutenção ocorre por meio de doações de pessoas físicas, jurídicas e entidades religiosas, de parcerias e convênios com o Poder Público e organizações não governamentais.

A comunidade local participa efetivamente por meio do voluntariado. Os recuperandos têm assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica prestada pela comunidade. Inclusive, até a escolta é feita pelos voluntários da Apac. Ao final da sessão, o deputado Charles convidou os vereadores para participar das reuniões e visita das Comissões de Segurança Pública das Assembleias do Amapá e do Tocantins à Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP).

Confirmaram participar da visita à CPPP os vereadores Felipe Fernandes; Felipe Martins (PSC) e Diogo Fernandes (PSD).



AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Rosiane Almeida
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...