Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Deputada Marília Góes homenageia Corpo de Bombeiros pelos 50 anos de atividades no Amapá

Emoção, orgulho e felicidade foram sentimentos compartilhados pelos presentes na sessão solene em comemoração aos 50 anos de atividades do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), realizada pela deputada estadual Marília Góes (PDT), na manhã desta sexta-feira, 17, na Assembleia Legislativa do Amapá. O evento é uma forma de homenagear a corporação e os profissionais que atuam em defesa da população amapaense e desenvolve projetos sociais.

"É uma homenagem e agradecimento pelo trabalho dessa corporação que atua para salvar vidas. Desde aqueles que iniciaram aos que estão na reserva e aos que entraram recentemente, agradecemos a todos", disse a deputada Marília Góes. A parlamentar também solicitou moção de aplausos homenageando o comandante coronel Wagner Coelho, a corporação e os 20 servidores pioneiros do Grupamento de Combate a Incêndio (Gruci). Um ato que emocionou Raimundo Santos, um dos integrantes. "É muita emoção ter o nosso trabalho reconhecido depois de 50 anos. Fomos os primeiros a trabalhar combatendo incêndio. Estou muito feliz", afirmou.

Atualmente, o CBM/AP possui 1.321 profissionais que atuam em todo o estado, desde o combate a incêndio, salvamento e realizando projetos sociais. Para o comandante da corporação, coronel Wagner Coelho, a homenagem reforça a dedicação da equipe e amor pelo trabalho. "O cinquentenário é a comemoração dessas cinco décadas de serviço de homens e mulheres que se dedicaram e aos que continuam se dedicando para servir a população, salvando vidas. Agradecemos o reconhecimento da deputada Marília pelo nosso trabalho e parabenizamos toda a corporação", disse.

Na ocasião, a deputada Marília recebeu a medalha mérito do cinquentenário pela contribuição e reconhecimento do trabalho desenvolvido pela corporação. "Agradeço a homenagem e ressalto a importância do Corpo de Bombeiros para o Amapá", agradeceu a parlamentar. Também estiveram presentes na sessão o secretário de Estado da Segurança Pública, Ericláudio Alencar e o primeiro comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alberto. 

Histórico 

O trabalho iniciou em 1967, no antigo território federal do Amapá. Um incêndio em um estabelecimento comercial atingiu a maioria dos prédios, que eram de madeira. Após esse episódio, o general Ivanho Martins iniciou a estruturação de um serviço de combate a incêndios. Mas foi só em 1968 que o grupo foi formalizado como o Grupamento de Combate a Incêndio (Gruci), composto inicialmente por vinte funcionários municipais, que trabalhavam no serviço de abastecimento de água da capital e foram formados combatentes do fogo pelo Major Lourival Benvenuto Silva.

Em 1988, o Corpo de Bombeiros efetiva a sua emancipação administrativa e orçamentária da Polícia Militar, passando a chamar-se Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá, por meio da Lei n.º 025, de 9 de julho de 1992.





AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Anne Santos – Gabinete Deputada Marília Góes
Fotos: Ruan Alves – Gabinete Deputada Marília Góes
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...