Pesquisar este blog

sábado, 25 de novembro de 2017

Deputada Roseli Matos representa Parlamento na solenidade de posse de promotores de Justiça

"De forma positiva", foi como a primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputada Roseli Matos (PP), avaliou a solenidade de posse de quatro novos promotores de Justiça substitutos, realizada em sessão solene, na noite desta sexta-feira (24), no auditório do Ministério Público Estadual. A parlamentar representou a presidência da Casa no evento, do qual também participaram membros da instituição, do Judiciário e familiares dos empossados.

"A nossa presença aqui representa o novo momento que estamos vivendo, e simboliza o nosso respeito e o nosso carinho pela instituição e por todos os seus membros. Avalio de forma positiva essa posse, que aumenta o número de membros do Ministério Público do Estado. Formulo votos de sucesso aos novos promotores em suas atividades. Tanto o Ministério Público quanto a sociedade ganham muito com o ingresso desses profissionais", sentenciou a deputada.

Para o procurador-geral de Justiça do Amapá, Márcio Augusto Alves, os novos promotores representam um grande reforço à instituição, que tem a missão de defender a sociedade. "É um reforço substancial. São quatro novos colegas que passam a integrar o Ministério Público. Principalmente, neste momento de crise financeira e fiscal, isso é um grande alento. É bom para todo mundo. Tanto para o MP quanto para a sociedade", ressaltou, lembrando que esses são os últimos convocados do último concurso público, iniciado em 2013, cuja validade inspirou em outubro deste ano. "Nossa demanda tem crescido muito, os problemas sociais do estado têm se agravado. Nossa atuação tem que se mostrar mais presente. É por isso que a gente está chamando os quatro. Se tivéssemos condições chamaríamos muito mais", completou Márcio Alves.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Carlos Tork, disse que a iniciativa do procurador-geral de Justiça ampliará a ação da Justiça como um todo. "Aplaudimos a iniciativa do procurador Márcio, em convocar os novos promotores de Justiça, aumentando o número de membros do Ministério Público Estadual. Ainda que na condição de substitutos, isso dará mais agilidade processual, principalmente, neste momento de recesso forense seguido de férias, que torna essa equação de forças de trabalho muito difícil para nós, gestores. Essa iniciativa do doutor Márcio vem contribuir para a solução do problema. Certamente quem ganhará será o jurisdicionado", concluiu.

Encarregado de falar em nome dos empossados, o promotor de Justiça substituto Hélio Paulo Santos Furtado conclamou seus colegas a se unirem em torno do objetivo maior do Ministério Público, que é defender a sociedade e, ao mesmo tempo, manter suas funções primordiais. "Temos a plena convicção de que o nosso dever é servir a sociedade, dando continuidade ao nobre trabalho até aqui desempenhado. Ao mesmo tempo, estamos cientes de que devemos buscar novas agendas, mas sem nunca esquecer de sempre escutar a sociedade amapaense, pois é daí que retiramos a nossa legitimidade. E, neste momento, há uma agenda sensível a ser enfrentada, que diz respeito à luta pela manutenção das garantias constitucionais dos membros do Ministério Público", discursou.

Os promotores de Justiça substitutos Amanda Silveira Uchoa, André Ângelo de Almeida, Hélio Paulo Santos Furtado e Marília Augusto de Oliveira Plaxa passarão por um curso de formação de 30 dias, no Centro de Estudos do Ministério Público. A partir de janeiro de 2018, estarão aptos a desempenhar suas atividades em qualquer comarca do estado para onde forem designados.






AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Paulo Oliveira - Reg. Prof. 572 - DRT/PA
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...