Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Pacientes ganham protetores solar na Assembleia Legislativa



Representantes dos pacientes de Lúpus receberam na manhã desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), kits de protetores solar, essencial para as pessoas que têm a doença. A ação partiu das deputadas Roseli Matos (PP), Edna Auzier (PSD), Aparecida Salomão (PSD) e Janete Tavares (PSC), além da participação dos deputados: Oliveira, Augusto Aguiar, Jory Oeiras, Fabricio Furlan, Paulo Lemos e Dr. Furlan e as deputadas: Cristina Almeida e Telma Gurgel. “Uma das recomendações cruciais dos reumatologistas aos pacientes é o cuidado em relação à exposição solar. O sol, nesse caso, funciona como gatilho, no surgimento de novas lesões na pele”, explicou a vice-presidente da Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus no Amapá (AAPLAP), Francielle Moraes, agradecendo a iniciativas das parlamentares.
O que se sabe é que cerca de 30% a 40% das pessoas que têm a doença apresentam maior sensibilidade aos raios ultravioletas, que, muitas vezes, geram o surgimento de novas lesões na pele e crises de atividade do lúpus.

Segundo a deputada Roseli Matos, após a audiência pública realizada no mês de junho deste ano, onde foi discutida a atenção da pessoa com Lúpus, foi colocada em prática a campanha que arrecadou cerca de 300 protetores solares.  "Queremos sensibilizar a sociedade quanto à importância do uso do protetor pelos pacientes de Lúpus", frisou a deputada.

De acordo com a parlamentar a maioria dos pacientes é carente financeiramente e não dispõe de recurso para comprar um protetor solar, tendo que usar quatro vezes ao dia, fora o medicamento. “Um frasco custa 80 reais, são quase dois frascos por mês”, comentou Roseli Matos.

Segundo dados da Associação de Pacientes com Lúpus no Amapá, cerca de 300 casos foram diagnosticados em Macapá, entre crianças a partir de cinco anos, adolescentes e adultos. Os municípios que merecem atenção são Mazagão e Santana, que este ano já registraram quatro mortes. "Não temos um levantamento estatístico dos casos no Estado", informou a presidente da associação, Edilene Martins, frisando que, essa é a primeira programação voltada exclusivamente para os pacientes com lúpus no Amapá. "Infelizmente ainda enfrentamos muitas dificuldades no tratamento, que praticamente não existe. Nosso objetivo é lutar para garantir esse direito a todas as pacientes, que tenham acesso a remédios e consultas com especialistas", falou a presidente.

Lúpus - O lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido popularmente apenas como lúpus, é uma doença autoimune que pode afetar principalmente pele, articulações, rins, cérebro, mas também todos os demais órgãos.

A doença ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói alguns tecidos saudáveis do corpo. Não se sabe exatamente a causa para esse comportamento anormal, mas pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como genética e meio ambiente. É mais comum em mulheres e a maior parte dos diagnósticos acontece entre os 15 e os 40 anos, apesar de poder surgir em todas as idades. O lúpus é mais comum em pessoas afro-americanas, hispânicas e asiáticas.



AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto: Everlando Mathias
Foto: Gerson Barbosa
Portal: al.ap.gov.br
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...