Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Comissão de Segurança Pública encerra vistoria no Município de Calçoene



Com a visita técnica efetuada a três órgãos do sistema de segurança pública e ao Hospital Estadual, na cidade de Calçoene, os deputados Charles Marques (PSDC) e Jaci Amanajás (PV), integrantes da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amapá (CSP), concluíram a primeira parte da vistoria que pretendem fazer aos dois municípios localizados na parte mais extrema do norte do Estado, ligados pela rodovia BR-156. O próximo a ser visitado será Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa.

O primeiro órgão a ser visitado pelos parlamentares e técnicos da CSP foi a Delegacia de Polícia Civil do município de Calçoene. Recebidos pelo agente de polícia Santos, os parlamentares constataram as deficiências na estrutura do prédio da delegacia, cujas celas não apresentam condições humanas para acomodar detentos e os alojamentos para os policiais que tiram plantão se encontram em estado precário. Também foi detectado falta de combustível para as viaturas da delegacia e deficiência na comunicação pela falta de internet na delegacia.
No quartel da Polícia Militar, os integrantes da CSP foram recebidos pela Tenente G. Santos, que comanda a guarnição e pelo tenente Sampaio. Apesar de dispor de um prédio relativamente conservado, os militares reivindicam o aumento do efetivo, que hoje, é de 22 militares, e pequenos reparos na estrutura física, entre os quais a limpeza na parte externa do prédio e o fechamento de uma fossa sanitária atrás do quartel. Além disso, os deputados ouviram reclamações sobre a irregularidade no envio da cota mensal de combustível, que varia de 50 a 250 litros, insuficiente para as atividades normais e também sobre a situação dos pneus das viaturas, completamente desgastados. Outra reclamação diz respeito à falta de pagamento da ajuda de custo devido aos militares transferidos para o interior. “Isso não contribui em nada para a motivação dos militares que se dispõem a trabalhar no interior, sem nenhuma retribuição pecuniária” disse a tenente G. Santos.

A última visita do dia ocorreu na sede do Conselho Tutelar do município, onde a CSP reuniu-se com a presidente do órgão, Sinaura Marques e com os conselheiros Cildo Cardoso, Vera Mendes e Ocimar Torres. O assunto tratado foi sobre o aumento do índice de criminalidade juvenil e abuso sexual a menores, geralmente causado pelo excesso de drogas, álcool e a falta de perspectivas provocada pela crise econômica. Mesmo dispondo de um veículo para a fiscalização, a falta de pneus está impedindo as diligências do órgão.
Os parlamentares ouviram atentamente as reivindicações e prometeram se empenhar junto ao executivo para solucionar as principais questões. "Não queremos e nem devemos criar falsas expectativas" – disse o deputado Charles Marques. "Mas, se paramos de falar, não ouviremos mais as reclamações. Vamos enviar relatório minucioso ao governador e ainda manteremos contatos com algumas secretarias estaduais para tentar solucionar os problemas mais urgentes", concluiu.

O deputado Jaci Amanjás, que também é vice-presidente da Comissão de Saúde, visitou o Hospital Estadual e verificou a necessidade de alguns reparos na estrutura do prédio e a falta de pessoal suficiente para suprir as demandas na área de saúde. "Nosso papel nós fazemos. Verificamos as necessidades e encaminhamos aos órgãos competentes. Infelizmente, não temos o instituo das emendas impositivas no âmbito do Estado. Mas além de requerermos as melhorias, fiscalizamos o cumprimento das reivindicações", ponderou.

Nesta quinta-feira (21), a comitiva segue para o município de Oiapoque, onde fará vistorias nos órgãos que compõem o sistema de segurança pública e ouvirá seus respectivos titulares na tentativa de solucionar os problemas mais urgentes.



 AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto e fotos: Paulo Olivera Reg. Prof. 572 - DRT/PA
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...