Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Membros da Comissão de Meio Ambiente cumprem agenda em Brasília



A Comissão de Meio Ambiente (CMA), da Assembleia Legislativa do Amapá, em reunião na manhã desta segunda-feira (25), com a presença do diretor do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Bertoldo Dewes, discutiu a pauta da audiência com o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, além da formação da frente Pará/Amapá que será formada por deputados das comissões de meio ambiente das duas assembleias legislativas com a finalidade de discutir a Reserva Nacional do Cobre Associados (Renca).

O presidente da CMA, deputado Oliveira Santos (PRB), citou vários problemas que foram denunciados a comissão durante as visitas técnicas realizadas em quase todos os municípios do Estado do Amapá, como a exploração ilegal de madeiras, realizada durante a noite por estradas clandestinas, além de queimadas, mortandade de peixes que acontece desde 2014 no rio Araguari, em Ferreira Gomes, a 137 quilômetros de Macapá e que será levado ao conhecimento do ministro Sarney Filho. "Vamos apresentar os problemas identificados no Amapá e pedir providências", destacou o deputado.

 De acordo com o parlamentar as queimadas e o desmatamento descontrolado podem tirar o título do Amapá, como o estado mais preservado da federação. "Tem muita gente chegando no Estado com a finalidade de comprar terras para fazer plantios, não está errado, pois sabemos que o Amapá precisa se desenvolver, mas precisamos saber se não estão degradando a natureza", frisou o deputado, sugerindo que os empresários do ramo de grãos, sejam chamados para uma audiência com a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Meio Ambiente com a participação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Imap, para informar se estão atuando de forma legal ou ilegal.
 
Ao usar da palavra o diretor do Imap, Bertoldo Dewes, sugeriu como pauta na audiência com o ministro Sarney Filho a implantação de uma Brigada de Incêndio permanente no Amapá. "Todos os anos vivemos com o drama das queimadas principalmente os incêndios que atingem a Reserva Biológica do Lago Piratuba, no Leste do Amapá", destacou.

O diretor informou que o órgão dispõe de um planejamento de viagens aos municípios do Estado, com a finalidade de solucionar problemas pontuais com o auxilio das prefeituras, câmaras de vereadores e promotorias do Ministério Público, instalada nos municípios.

A vice-presidente da CMA, deputada Janete Tavares (PSC) e a deputada Maria Góes (PDT), elogiaram iniciativa do Imap, em acompanhar de perto os problemas nas comunidades do interior do Estado.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto: Everlando Mathias
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...