Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

⁠⁠⁠Comissão de Meio Ambiente aprova pareceres de vários projetos de iniciativa parlamentar

Na reunião desta quarta-feira (30), a Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Oliveira Santos (PRB), aprovou com a participação das deputadas Janete Tavares (PSC) e Maria Góes (PDT) pareceres favoráveis a vários projetos de iniciativa parlamentar que devem ser votados nos próximos dias em plenário. 

A reunião aprovou, o parecer do projeto de lei ordinária nº 0103/2017, de autoria do deputado Pedro da Lua (PSC), que dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada no âmbito do Estado, tendo como relator o deputado Oliveira Santos (PRB). 

De acordo com o relator, a preocupação com a preservação do meio ambiente tem sido progressiva nos meios políticos, jurídico e social.  “Dessa forma,  o direito ambiental, espécie de direito fundamental de terceira geração, é hoje um importante instrumento para impedir o cometimento de práticas danosas ao meio ambiente e para determinar medidas compensatórias quando tais práticas forem inaceitáveis. 

Em sua justificação, o autor explica, que o objetivo principal da proposta é a implantação de pontos de coletas de pneus inservíveis para evitar criadouro do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de graves doenças, além de implementar uma política direcionada à preservação ambiental e a redução dos impactos que os mesmos podem causar ao meio ambiente, estabelecendo regras legais para o devido acondicionamento de tais produtos  e, a devida fiscalização pelo órgão ambiental competente.

Outro que recebeu o sinal verde foi o projeto de lei ordinária nº 0090/2017, de autoria da deputada Edna Auzier (PSD), que normatiza a doação de produtos perecíveis ou de madeira apreendidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). “ A proposta do projeto é permitir que insumos de origem florestal derivados de grandes obras públicas ou concessões da União Federal e do próprio Estado, possam cumprir uma função social derradeira e diretamente vinculada às comunidades e sociedade local”, defende a deputada.  

Ainda durante a sessão foi definia a participação da comissão no IV Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. O encontro nacional acontecerá no período de 17 a 20 de setembro em Santa Catarina.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto: Everlando Mathias
Foto: Jaciguara Cruz 
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...