Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Ação Cidadã da Assembleia Legislativa no município de Santana mostra resultado positivo


Moradores do bairro Fonte Nova, município de Santana, receberam neste final de semana atenção especial da Assembleia Legislativa, através do projeto Assembleia Cidadã, que ofertou na Escola Estadual Rodoval Borges da Silva, serviços sociais de atendimento médico, odontológico, estética, lazer, assessoria jurídica, oficinas,  emissão de documentos, palestras e orientações sobre temas diversos de interesse social, minicursos de trabalhos manuais, entre outros.

De acordo com levantamento da coordenadoria da ação, cerca de 2.200 pessoas foram beneficiadas, como a dona de casa, Doralice Ferreira Torres, 42 anos, que aproveitou o momento para renovar a sua carteira de identidade e, emitir também, a dos filhos. “Somos esquecidos pelo poder público aqui neste bairro, além disso, não tenho dinheiro para pagar ônibus e tirar as fotos do documento dos meus filhos no Super Fácil”, frisou a dona de casa, elogiando a iniciativa da Assembleia Legislativa.

Para o presidente da Casa, deputado Kaká Barbosa (Avante), a ação mostra uma nova forma de administrar colocando a Assembleia Legislativa mais perto da comunidade. “O evento  tem como intuito promover a cidadania para incentivar a participação direta da comunidade com o Poder Legislativo. Estas ações devem acontecer nos municípios de Mazagão, Laranjal do Jari e Oiapoque”, garante o deputado Kaká Barbosa. A ação no município de Santana, atende a um requerimento das deputadas Roseli Matos (PP), Edna Auzier (PSD e Jori Oeiras (PRB).


Para a deputada Edna Auzier, este tipo de ação é apenas um pouco do que o parlamentar pode contribuir para o bem estar da população.

"A ação é a umas das formas que nós parlamentares temos de  promover o direito à cidadania, saúde e educação, assim, teremos uma comunidade mais consciente de seus direitos e deveres" e completou dizendo que "A realização desse evento é propício para o avanço do nosso  Estado".
 

Os serviços mais procurados foram na área de saúde bucal, que fez a distribuição de mais de 200 kits de higiene bucal, através do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal (Sintasp), um dos 17 parceiros da ação, formados por órgãos do Governo do Estado, prefeitura de Santana e particulares.

O maior número de atendimentos foi pelo teste de glicemia, com 450 atendimentos e aferição de pressão com 558 atendimentos, ambos os serviços realizados pela Coordenadoria de Saúde da Assembleia Legislativa e s equipe de enfermagem da Faculdade Fatech. A confecção de artesanato realizado pela E. V. Arte Macapá e a montagem da árvore de natal, feita com papel cartão e bombons, administrado pelo Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindsel) chamaram à atenção de várias pessoas, ficando entre as oficinas de maior procura. “Queremos ensinar a essas pessoas a terem uma árvore linda e fácil de fazer”, diz a servidora da ALAP, Araguacy Garcia da Silva, que ensinou a técnica às pessoas interessadas. “Agora vou preencher meu tempo fazendo essas árvores e aproveitar para ganhar um dinheiro extra no Natal”, comenta a aposentada Tânia Mara Martins da Rocha, 58 anos.


Na tentativa de amenizar os impactos da retração econômica através da abertura de negócio próprio, várias pessoas procuraram atendimento no Sebrae e receberam kit empresarias com orientações para ser um empreendedor de sucesso.  “Fizemos em torno de 300 atendimentos com a distribuição dos kits”, frisou Claudio Bezerra, consultor do Sebrae/Santana.  “Muitas pessoas, que ficaram desamparadas no mercado e que encontram dificuldade para voltar a trabalhar, decidem abrir negócio próprio e se tornar um Micro Empresário Individual - MEI”, disse.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto: Everlando Mathias
Foto: Gerson Barbosa
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...