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terça-feira, 20 de junho de 2017

Gestora faz balanço sobre o setor de educação no Amapá em sessão na Assembleia Legislativa


Um desafio da educação no Estado do Amapá, foi o tema central da explanação feita pela secretária estadual de educação, Goreth Sousa, em sessão realizada nesta terça-feira (20) na Assembleia Legislativa. A apresentação proposta pela deputada Marília Góes (PDT) contou com a participação de diversos parlamentares e de técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEED).


 Goreth Sousa fez um breve relato sobre as ações desenvolvidas pelo governo Waldez Góes na pasta, e de avanços conquistados no setor, além de responder os questionamentos feitos pelos deputados. No cenário apresentado pela secretária, no ano passado foram matriculados 128.450 alunos, divididos em 396 escolas em todo o Estado, resultado que coloca hoje a SEED, como a maior pasta do Governo Estadual, com 18.791 servidores, sendo que desse total, 14.302 efetivos e 1.450 professores contratados horistas. Desse total, 685 servidores estão cedidos, para órgãos do próprio governo, municípios, outros poderes e Ongs, gerando uma carência de 630 professores. “Ainda faltam 150 profissionais, mas esperamos zerar esse déficit com o retorno dos professores que estão cedidos para outros setores”, informou a secretária, destacando a criação da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas, para agilizar os trabalhos da secretaria, que foi subdividida em três áreas: Gestão de pessoas;política educacional; e apoio a gestão.

De acordo com os dados apresentados, o Governo do Estado, assumiu a educação de quase seis mil alunos do ensino fundamental, da rede municipal nos municípios de Macapá e Santana.

 O presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa, deputado Jaime Perez (PRB), informou que vem realizando visitas nas escolas em todo o Estado e questionou a falta de técnicos da secretaria de educação, e citou alguns itens que chamaram a atenção da comissão, como o bloqueio da verba dos caixas escolares, que tem prejudicado o funcionamento dos caixas; a falta de vigilante nas escolas; e pediu atenção urgente para a Escola Dois Irmãos, no município de Tartarugalzinho, que está em precárias condições em sua estrutura física. “Uma chuva mais forte vai jogar a escola no chão”, alerta o deputado, informando que é um prédio antigo com apenas três salas de aulas. “Em dez meses de gestão ainda não consegui visitar todas as escolas, mas reconheço a deficiência e prometo tomar as devidas providências”, garante a secretária estadual de Educação, Goreth Sousa. Quanto a falta de segurança, a secretária informou que esta sendo feito monitoramento eletrônico através de câmeras, além da contratação de agentes de portaria.

 A deputada Telma Gurgel (PSL), destacou as visitas realizadas às escolas da rede estadual de ensino no interior do Estado e pediu atenção para reforma das quadras poliesportivas nas escolas, que estão em precárias situações. “Algumas quadras de esportes são as únicas formas de lazer das comunidades”, frisou a deputada.




O deputado Jory Oeiras (PRB), pontuou, que o Plano Nacional de Educação (PNE), preconiza a erradicação do analfabetismo até o ano de 2027. O parlamentar destacou ainda, que o Amapá tem um dos menores índices de analfabetismo do Brasil.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), oportuniza jovens e adultos privados de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

De acordo com a secretária, analfabetismo ainda é muito grande no Brasil, e o Amapá está trabalhando em parceria com o Estado do Ceará - onde estão 77 das 100 melhores escolas do Brasil-, através do Programa de Aprendizagem na Idade Certa. “Nossa intenção foi possibilitar que a secretária mostrasse à Assembleia Legislativa , à imprensa e à sociedade, o que está sendo feito pela educação do Amapá”, finalizou a deputada Marília Góes.




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