Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Audiência Pública na Assembleia Legislativa fala sobre atenção à pessoa com Lupus


A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá por meio do mandato da Deputada Estadual Roseli Matos, realizou na manhã da sexta-feira (23) audiência pública sobre Lupus. O evento objetivou levar o conhecimento e a conscientização à sociedade amapaense sobre os cuidados relacionados à saúde da pessoa com lúpus.

A Audiência Pública reuniu profissionais de saúde, parlamentares e, especialmente, os pacientes da doença autoimune, que pode afetar principalmente pele, articulações, rins, cérebro e todos os demais órgãos.

 
A primeira palestra foi ministrada pelo Doutor Marco Túlio Franco que falou sobre “Lúpus, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento". A segunda preleção foi aplicada pela Psicóloga Danielle do Socorro Castro Moura que discorreu acerca do tema “Surto Lúpico, a Importância do Amparo Psicológico para o Paciente e Familiares".

 




"A conscientização da sociedade é uma arma fundamental que leva a um melhor entendimento da doença e, consequentemente, beneficia milhares de pacientes," destacou Edilene Martins, presidente da Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus no Amapá. 

A deputada Roseli Matos disse que se empenhará em fazer uma campanha massiva para levar informação à sociedade, o que para ela, é uma medida que contribui bastante na luta dos portadores de lúpus pelos seus direitos e, também, para a extinção do preconceito que existe em torno da doença.


O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), conhecido popularmente apenas como lúpus, atinge mais frequente mulheres do que homens, e é provocado por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos.



 
Lupus – A doença atinge cerca de 200 mil brasileiros. É uma doença autoimune, complexa e de difícil diagnóstico. Pode atingir vários órgãos, incluindo pele, articulações, rins, pulmões e coração. O Lúpus está relacionado à predisposição genética e pode ser desencadeado por fatores hormonais e ambientais, tais como: luz solar, infecções e alguns medicamentos.


“Esclarecer para a sociedade civil sobre o diagnostico da doença é de suma importância para possibilitar aos cidadãos amapaenses a obtenção de conhecimento sobre os pacientes que sofrem lúpus”, destacou a Deputada.









 AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM





Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...