Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de março de 2017

Deputados destacam inauguração da Ponte Binacional em Oiapoque em sessão na Assembleia Legislativa


Diversos deputados destacaram durante a sessão ordinária desta terça-feira (21) a importância da inauguração parcial da ponte binacional no município de Oiapoque (AP), ocorrido no último dia (18) interligando o Brasil a Guiana Francesa.
Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Dr. Furlan (PTB), a ponte tem um significado especial para os amapaenses e guianenses. O parlamentar destacou os comentários de um cirurgião geral do Estado do Maranhão, elogiando o grande projeto que une o Amapá a União Europeia. “É uma mensagem que retrata a importância da inauguração da ponte”, comentou o deputado ao usar a tribuna no plenário da Casa.
Para a presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), deputada Raimunda Beirão, a inauguração parcial da ponte e um momento histórico para o Brasil e a França.
A abertura provisória será limitada a carros de passeio e à população da região de fronteira compreendida entre o município de Oiapoque, no lado brasileiro, e a cidade de St. Georges de l’Oyapock, na Guiana Francesa. A decisão está inserida no marco de acordo de circulação transfronteiriça. Transportes de cargas e passageiros em linhas internacionais ainda ficarão restritos na abertura provisória.
Ao usar da palavra o deputado Paulo Lemos (PSOL), questionou o valor do seguro para a entrada de brasileiros na Guiana Francesa. “No meu entender é um pouco salgado, variando de 250 a 450 Euros o que dificulta a entrada dos brasileiros na área francesa, sendo que a entrada no território brasileiro ainda é de graça”, questionou.
Para a deputada Telma Gurgel, as leis brasileiras são brandes e permitem essa disparidade. “As leis europeias são rígidas”, destaca.
A deputada Marília Góes (PDT), destacou a programação desenvolvida na Escola Estadual Raimundo Nonato pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente em 21 de março. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão dos portadores de Down na sociedade. “Enquanto parlamentar, cidadão ou cidadã, temos que garantir a inclusão dessas pessoas”, frisou a deputada.
Na pauta dos trabalhos cerca de 50 proposições foram lidas e 17 aprovadas, entre projetos de leis, requerimentos, moções e indicações e um projeto de decreto Legislativo, de autoria do presidente da Casa, deputado Kaká Barbosa (PTdoB), concedendo Título de Cidadão Amapaense ao Dr. Edecir Decio Cargnin Bisognin.



AGÊNCIA DE NOTÍCIAS 21/03/2017
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Texto – Everlando Matias | Fotos – Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...