Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de março de 2017

Deputados da Comissão de Saúde anunciam diligências ao interior do Estado


A Comissão de Saúde (CAS) da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), reuniu pela primeira vez na manhã desta quinta-feira (09) no plenário Deputado Dalto Martins. Na pauta foram nomeados os relatores para nove projetos de leis de autoria de vários deputados e discutido um calendário de visitas técnicas as unidades de saúde do Estado dos municípios. A pauta em discussão partiu do vice-presidente da comissão, deputado Jaci Amanajás (PV). “Estas visitas são importantes porque precisamos andar lado a lado com o município para que a saúde possa melhorar”, defende o deputado. 



De acordo o deputado Jaci Amanajás os municípios precisam assumir as responsabilidades na complexidade da saúde primária, evitando sobrecarregar o Hospital de Emergência. “As visitas podem iniciar por Macapá e Santana, estendendo aos municípios”, colocou o deputado, sugerindo que no final do ano seja produzido um relatório e cobrar as medidas com relação a saúde pública.
O presidente da comissão, deputado Dr. Furlan, concluiu informando que mais de 1,7 mil atendimentos foram realizados no período de carnaval no Hospital de Emergências (HE) de Macapá e que deveriam ter sido feitos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), pessoas com sintomas como febre, tosse e dores, sem risco de morte.


O deputado Jory Oeiras (PRB), pediu que fosse oficializado o departamento da Secretaria Estadual de Infraestrurura (SEINF) responsável pelas obras do setor de saúde do Estado, que encaminhe a comissão informações sobre o organograma de obras nesta área em todo o Estado. “A minha preocupação é quanto a Nefrologia do município de Santana, que vem sendo pauta de discussões durante os últimos três anos do meu mandato e que segundo informações o prédio ainda não foi concluído por falta de pagamento junto a empresa construtora”, destacou o deputado, informando que durante o período de recesso parlamentar realizou visitas ao local e não gostou do que viu.
Jory Oeiras, também pontuou que vários casos de tuberculose já foram notificados dentro do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), segundo informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Amapá nove casos foram identificados, pelo menos seis internos estão isolados e outros três recebem acompanhamento médico.
De acordo com o deputado existe entre os servidores um temor de contaminação e por isso a categoria pede que ações de tratamento e combate à doença sejam realizadas dentro do presídio. Por precaução, alguns agentes usam máscaras em setores do Iapen.
O parlamentar sugeriu que os membros da comissão agendem uma visita ao secretário estadual de Saúde, coronel Gastão Calandrini e mostrar as demandas do setor. “Não podemos tapar os olhos e nem os ouvidos para os problemas de saúde no nosso estado”, concluiu o deputado Jory Oeiras.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação Social - DECOM
Texto – Everlando Mathias | Fotos – Gerson Barbosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...