Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de março de 2017

Deputadas são homenageadas com a comenda Deusolina Salles Farias no dia da mulher


Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8, no plenário da Assembleia Legislativa do Amapá, uma sessão solene em homenagem ao dia internacional da mulher. A data foi comemorada com uma solenidade ecumênica, palestras motivacionais e entrega de premiações as funcionárias destaques, além de Comendas para as parlamentares em exercício do mandato. 
Cada parlamentar escolheu uma servidora, que recebeu uma placa de agradecimento pelos relevantes trabalhos naquela Cada de Leis. A servidora Elizabeth Cavalcante foi homenageada pela deputada Marilia Góes, e não escondeu a emoção quando falou sobre o reconhecimento vindo da parlamentar. “Eu só tenho que agradecer. A deputada Marilia sempre foi uma das grandes incentivadoras do meu trabalho. E hoje, recebendo essa homenagem indicada por ela só me faz querer ser sempre melhor. Obrigada deputada Marilia” disse a servidora.
Um dos grandes momentos da cerimônia em homenagem as mulheres foi a entrega da Comenda Deusolina Salles Farias. Resolução Legislativa de autoria da deputada Marilia Góes (PDT).
A Medalha “Deusolina Salles Farias”, é referência a primeira parlamentar do Estado do Amapá, tem como objetivo homenagear as mulheres que contribuíram ou ainda contribuem através de suas atividades parlamentares para o desenvolvimento do Estado.
Foram condecoradas com a medalha todas as Deputadas Estaduais desta legislatura ea família da Professora Deusolina, através de sua filha Gleucy Farias.
A deputada Maria Góes recebeu a comenda e falou sobre essa justa homenagem. “A Deputada Marilia foi muito visionária em homenagear as deputadas com essa comenda que leva o nome de uma das mulheres mais influentes no Amapá na década de 70. Foi uma linda homenagem tantos para nós parlamentares, quanto para a professora Deusolina”. Ressaltou a parlamentar.
para Gleury Farias esse reconhecimento dos trabalhos que sua mãe realizou a tanto tempo, só trouxe mais orgulho para a família, que lembra todos os dias com muita saudade da eterna professora Deusolina. “É uma honra representar a minha família, em nome da minha mãe. A vereadora Deusolina sempre ressaltava a importância do empoderamento da mulher, e ela sempre exaltou isso em seus discursos, a importância da mulher buscar sempre a sua valorização, e que temos que lutar pelas transformações sociais. Hoje a nossa família só tem a agradecer a deputada Marília por esse carinho, por esse reconhecimento”. Disse Gleury.
Atualmente na Câmara Federal, as 55 mulheres ocupam o equivalente a 10,7% das cadeiras. No Senado, a proporção é um pouco maior. Há 13 senadoras em exercício, 16,2% dos 81 parlamentares.
Porém, no Amapá a realidade é diferente, a Assembleia Legislativa do Amapá possui uma das maiores bancadas femininas de todas as casas legislativas do país. Atualmente são 11 cadeiras ocupadas por mulheres, o que equivale a um percentual superior a 45% das vagas dos detentores de mandatos.
A participação feminina, em todas as instâncias da sociedade brasileira, é crescente e demonstra que o País despertou para esse importante tema.
Deusolina Salles Farias, foi uma mulher à frente da sua geração. Sua história com o Amapá inícia em 1945, quando aceitou o convite do governador do Território para desenvolver o programa de educação.
Como professora, participou da fundação e depois foi Presidente da Associação dos Professores do Amapá (APA). Fez parte da comissão que elaborou o projeto de Regulamentação do Ensino Primário. Era membro do Grupo de Trabalho que criou a Escola Normal de Macapá que depois se transformou no "Instituto de Educação do Território do Amapá” (IETA) e fundou uma escola preparatória para candidatos a cargos públicos.
Foi candidata a vereadora de Macapá em 1972 e empossada em janeiro de 1973 como a primeira vereadora eleita da Capital. Marcando seu nome na história como uma das personalidades mais importantes na construção do Estado do Amapá. 




Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Gabinete da Deputada Marília Góes (PDT)
Texto: Raquel Coutinho | Foto: Ruan Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...