Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de março de 2017

Assembleia Legislativa promove sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher


Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa do Estado (Alap) promoveu, nesta quarta-feira (8), sessão Solene para homenagear as mulheres amapaenses. A solenidade foi presidida pela deputada Roseli Matos, vice-presidente da Alap.
Após um minuto de silêncio, em memória das 130 operárias mortas na fábrica americana, incendiada em março de 1911, que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, a programação foi iniciada com a leitura, pela deputada Edna Auzier (PSD), do requerimento 85/2017, assinada pelas 11 mulheres que integram a bancada feminina da Casa, solicitando à Presidência da Assembleia Legislativa a realização da sessão solene comemorativa ao Dia Internacional da Mulher.
Em seguida, foi realizado um ato ecumênico, ministrado por três mulheres de diferentes vertentes espirituais. A pastora evangélica Concita Rabelo, da igreja Assembleia de Deus; a irmã católica, Maria José e a mãe Jaguarema de Ogum, do terreiro Mina Nagô de Santa Bárbara. Todas enalteceram o papel da mulher na sociedade e a sua importância no seio da família, a começar por Maria, Mãe de Deus.
A empresária Márcia Lopes, publicitária e consultora do Sebrae, proferiu palestra sobre o empoderamento feminino, falando sobre a evolução da participação do sexo feminino, em todas as áreas da sociedade. “Foram três séculos de luta para conquistarmos a posição que hoje desfrutamos”, acentuou.



Todas as deputadas, integrantes da bancada feminina, usaram da palavra para falar da data e dirigir mensagens de felicitações a todas as mulheres presentes. A representante da Ordem dos Advogados do Brasil seccional do Amapá, também usou da palavra e lembrou as alterações no Código de Processo Civil, que beneficiam as mulheres advogadas.
Vários deputados também participaram da solenidade. Para o deputado Jory Oeiras, as mulheres são “Bússola que nos dão o norte”. O deputado Pedro da Lua declamou um poema de sua autoria, destacando a participação das mulheres na política. O deputado Max da ABB, disse que sempre seguiu a orientação de mulheres. “Primeiro foi por minha mãe. Depois, pela minha esposa. E, tamanha é a meiguice, que nem percebemos que somos teleguiados por elas”. O deputado Fabrício Furlan, lamentou a violência doméstica e felicitou as mulheres pelo seu dia. O deputado Charles Marques também falou na ocasião, lamentando a violência doméstica e defendendo o direito que elas têm de participar ativamente de tudo que é concedido aos homens.
Como forma de homenagear as servidoras da casa, 20 colaboradoras efetivas e comissionadas de diversos setores, a maioria com mais de 25 anos de serviço, indicadas pelos parlamentares receberam placas comemorativas. São elas: Ivone Barroso Miranda, Maria de Jesus Palmerim Ferreira, Maria Cléia Vilhena dos Santos, Marli Mafalda, Maria de Jesus Negrão Nascimento, Elizabeth Pinto Cavalcante, Rita da Silva Ramos, Raimunda Ivanete Cordeiro Dias, Jeanes Gomes Barbosa, Maria Elizabeth Vieira da Conceição, Marlene dos Santos Pinheiro Santos, Dinair de Almeida Araújo, Marinilva Lourenço Moreira, Ana Zilda Nascimento, Waldenira Pereira dos Santos, Maria Raimunda dos Santos Ferreira, Marilene Bahia, Maria Ivaneide Nogueira, Bete Elen Moia Maciel e Arlete Domnigos Simões.
Em seguida, as 11 deputadas que integram a bancada feminina da Alap, foram agraciadas com a Medalha Deusolina Sales Farias, instituída através da Resolução 179/2017, de autoria da deputada Marília Góes (PDT) que, em razão de estar acometida de forte gripe, foi substituída na solenidade pela deputada Edna Auzier. Antes de entregar as comendas, a deputada Edna Auzier fez um breve pronunciamento destacando a história da mulher que emprestou o nome à medalha. Deusolina Sales Farias, a primeira mulher parlamentar no Amapá e só não assumiu a cadeira por motivo de falecimento. A filha da professora Deusolina Farias, Deuri Farias, também recebeu a medalha em homenagem póstuma à sua genitora.
A solenidade foi encerrada com um mini brunch, uma apresentação musical da cantora Silmara Lobato e uma exposição de artes plásticas “Recital de Silhuetas”, do ex-deputado Karlos Cantuária, artista plástico e escritor, que na ocasião lançou o livro “Asas da Imaginação”, com momento de autógrafo.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação Social – DECOM
Texto – Paulo Oliveira | Fotos – Jaciguara Cruz
Site al.ap.gov.br | Blog da Assembleia | TVAL 57.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...