Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Vítimas de acidentes de trânsito poderão receber atendimento nos hospitais conveniados aos seus planos de saúde.


A imprudência e a violência no trânsito vêm impactando diretamente as unidades hospitalares no Brasil. Esse tem sido um dos fatores que mais contribuem para a superlotação e a sobrecarga dos profissionais nas unidades hospitalares dos estados, já que as vítimas de acidentes de trânsito geralmente são levadas para atendimento na rede pública.
Esse quadro pode mudar com o projeto de Lei lido na sessão desta quarta-feira (8) na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), que dispõe sobre a possibilidade de pessoas feridas em acidentes de trânsito e outros acidentes serem encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros, ou assemelhado, para hospitais conveniados aos seus planos de saúde.



Na justificativa o autor do projeto deputado Pastor Oliveira (PRB), afirma que o objetivo é garantir o direito do cidadão, possuidor de plano de saúde privado, que sofrer acidente de trânsito e for atendido pelo sistema de atendimento de emergência ou assemelhado, ser encaminhado para hospital conveniado, evitando-se assim, eventual perda de tempo que pode agravar o sofrimento em caso de posterior deslocamento de um hospital para o outro, inclusive com a autorização prévia para determinados procedimentos. “Ainda, tal garantia de atendimento do acidentado pelos hospitais conveniados, permite que o Estado mantenha mais vagas disponíveis para os cidadãos que dependem exclusivamente da rede pública de atendimento”, defende o parlamentar.
O projeto de lei que deverá ser votado nas próximas sessões ordinárias prevê as cautelas devidas, desde que não comprometa a qualidade e agilidade do primeiro atendimento, bem como que o encaminhamento só será feito caso seja possível a imediata identificação. “Sabedores que muitas vezes tais trâmites podem demorar dias, impedindo assim, que o cidadão que investe valores em saúde privada tenha o atendimento esperado, a locomoção direta para a rede conveniada traria grande alívio emocional ao acidentado, assim como aos seus familiares”, garante o parlamentar.




Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Texto – Everlando Matias | Fotos – Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...