Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Fundador do Hospital de Câncer de Barretos recebe da ALAP título de Cidadão Amapaense


A Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), através de proposição da deputada Roseli Matos (PP), concedeu o Título de Cidadão Amapaense para Henrique Duarte Prata, um dos fundadores do Hospital de Câncer de Barretos, referência no tratamento da doença no país. A honraria foi um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Estado, através da parceria com o Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma), do Amapá, firmada em 2012, quando foram ofertados leitos para milhares de pessoas encaminhadas pelo Amapá, que tiveram tratamento eficiente e humanizado, sem qualquer ônus para o erário do Estado.



A parlamentar aproveitou para estreitar a parceria que tem formatado a possibilidade da construção de uma unidade avançada do Hospital no Amapá, que será possível graças a recursos alocados pela bancada federal, por deputados e senadores do Estado. “Obrigado ao Hospital de Barretos pelo atendimento a população do Estado do Amapá”, agradeceu a deputada Roseli Matos, destacando a dedicação do deputado Jory Oeiras, que acompanha a esposa no tratamento de câncer e o apoio dos parlamentares que aprovaram por unanimidade a congratulação. “Com a instalação de uma unidade, em um curto espaço de tempo o Estado do Amapá, será modelo para a região Norte”, assegura o presidente Henrique Prata, que recebeu das mãos da primeira dama, deputada Marília Góes, réplicas em miniaturas de urnas em cerâmica, além de peça em madeira, usada pelas civilizações Maracá e Cunani.
A solenidade de entrega do título aconteceu no gabinete do governador do Estado, Waldez Góes, estiveram prestigiando a homenagem as deputadas: Maria Góes, Aparecida Salomão, Janete Tavares, Edna Auzier e Marília Góes e os deputados: Jory Oeiras, Max da AABB e Dr. Fulan, que participaram em seguida da reunião de apresentação do projeto de construção da nova Unidade de Oncologia do Estado e as ações administrativas e políticas que habilitam o Estado a receber uma Unidade Externa de Prevenção do Hospital de Barretos. Ao ser implantada, a instituição ofertará os serviços de diagnóstico do câncer de mama, útero, pele e boca.
Henrique Duarte Prata, filho de médicos, não usa jaleco branco nem estetoscópio, mas administra o Hospital de Câncer de Barretos desde 1989; na Festa do Peão, trabalha como “madrinheiro” e aproveita para mobilizar artistas a ajudar na manutenção do hospital. Atualmente dedica 90% do seu tempo com o gestor do hospital, seguindo a filosofia de seu pai. Mantém 98% do atendimento aos pacientes da via Sistema Único de Saúde (SUS), com aperfeiçoamento do conceito de humanização e avanços tecnológicos, independente do aumento do déficit que o hospital vem enfrentando.


Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Texto - Everlando Matias | Fotos - Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...