Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Parlamentares prestigiam diplomação do prefeito, vice e vereadores de Macapá

Na noite desta segunda-feira (19), os deputados prestigiaram a diplomação dos candidatos eleitos no pleito 2016, em Macapá. A sessão solene, realizada na Casa da Cidadania, na Zona Norte da capital foi presidida pelos juízes eleitorais da 2ª e 10ª Zonas Eleitorais de Macapá, Adão Carvalho e Augusto Leite, diplomou 23 vereadores eleitos, o prefeito reeleito, Clécio Luis (Rede) e a vice-prefeita eleita, Telma Nery (DEM). Além deles, também receberam diplomas quatro primeiros suplentes à Câmara Municipal de Macapá (CMM). “Como presidente da Casa de Leis, não poderia deixar de prestigiar um momento da Justiça Eleitoral, porque a diplomação é o ato que reconhece o resultado das eleições. Quero desejar muita sorte ao novo prefeito e que ele consiga realmente melhorar a vida do macapaense. A Assembleia Legislativa estará sempre à disposição naquilo que for da nossa competência para auxiliar, para contribuir, para que juntos possamos construir essa Macapá que todos merecemos”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jaci Amanajás (PV).
O deputado Paulo Lemos (PSOL), falou da importância do papel do vereador como fiscalizador do executivo municipal e como sendo um ponto de partida rumo ao parlamento estadual. “Espero que possam exercer seu mandato com lisura e elaborem projetos que visem sempre o bem estar da população da capital”, frisou o parlamentar.
O deputado Jaime Perez falou da experiência do Parlamento Mirim, que serviu de base para que hoje possa exercer um trabalho com segurança na Assembleia Legislativa. A deputada Luciana Gurgel, também desejou a todos um excelente trabalho parlamentar. Ainda estiveram presentes na sessão de diplomação o deputado Pastor Oliveira (PRB) que lembrou que vivemos um momento de esperança. “É um momento de expectativa, de esperança que a população deseja ser atendida pelo Poder Público, nós tivemos momentos muito difíceis nos últimos anos, e cabe a nós deputados essa parceria com o prefeito, cabe a todos nós ajudarmos e contribuirmos para que tenhamos cada vez mais orgulho de morar em Macapá”. As deputadas Raimunda Beirão e Maria Góes (PDT), acompanharam seus candidatos que foram eleitos.

Cidadania
O prefeito reeleito Clécio Luís considerou que um dos principais desafios da gestão é trabalhar a postura do cidadão quanto ao cuidado com o bem público. A declaração ocorreu após espaços recém-revitalizados pela prefeitura ter sido alvo de vandalismo, como a Praça Veiga Cabral. "Educação é a raiz e única ferramenta capaz de transformar. Agora, a educação sozinha não dá conta de tudo. Deve ter a fiscalização, com o nosso aprimoramento, e em terceiro, ações que possam mostrar para a cidade que teve resultado. Cuidar da cidade não pode ser uma obra de um prefeito ou vereador até porque não é milagre que estamos esperando, mas mudança de comportamento. Só vai surtir resultado se todos se envolverem. Quando eu falo em cuidar, deixo bem claro que o papel de prefeito e vereador não é ser babá de ninguém, mas de cobrar e reprimir se for o caso", comentou.
Durante o discurso, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá, Carlos Tork, citou que a eleição de 2016 foi considerada a mais limpa e a que custou 40% menos recursos para o judiciário eleitoral. "Tivemos as eleições mais baratas, mais limpas e tranquilas. Isso tudo foi possível pela minirreforma eleitoral, participação da população, servidores da Justiça, juízes eleitorais e promotorias", disse.
A posse dos políticos diplomados ocorrerá no dia 1 de janeiro, na Câmara Municipal de Macapá. O horário para o evento ainda não foi divulgado pelo legislativo, organizador do ato. No mesmo dia, também ocorrerá a eleição para a Mesa Diretora.
Além de Clécio e da vice Telma Nery, foram diplomados Cláudio Góes (PDT), Acácio Favacho (PROS), Maraína Martins (PR), Caetano Bentes (PSC), Rinaldo Martins (PSOL), Auciney Maciel (PSDB), Pastor Dídio (PRP), Gian do NAE (PT do B), Patriciana Guimarães (PRB), Victor Hugo (PV), Bruna Guimarães (PSDB), Odilson Nunes (PRB), Nelson Souza (Rede), Antônio Grilo (PV), Yuri Pelaes (PMDB), Rayfran Beirão (PR), Marcelo Dias (PPS), Ruzivan Pontes (SD), Diego Duarte (PTN), Japão Baía (PDT), Diogo Sênior (PMB), André Lima (PPL) e Professor Rodrigo (Rede).
Em nome dos vereadores eleitos, Cláudio Góes deu o tom de como o legislativo atuará ao longo na nova legislatura a partir de 2017, frisando a independência de grupos da base e de oposição na Câmara Municipal de Macapá. "Vamos construir relações com o executivo municipal dentro das normas constitucionais estabelecida entre os poderes de forma respeitosa dentro da nossa competência de editar leis, fiscalizar, julgar e de assessoramento ao executivo", falou.

Mais imagens:




Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Everlando Matias | Fotos – Jaciguara Cruz
Site al.ap.gov.br | Blog casadeleis.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...