Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Deputado Jory Oeiras representa ALAP em evento sobre prevenção ao câncer no PA

Deputado Jory Oeiras (à esquerda) e demais participantes do evento em Belém
Um público de mais de mil pessoas lotou o Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA), durante a realização do Seminário Conscientização: Câncer, Empoderamento e Superação, evento promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que é presidida pela deputada paraense Ana Cunha e pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), presidida pelo deputado Márcio Miranda. Pelo Amapá, participaram do evento o deputado Jory Oeiras e a chefe-adjunta do Gabinete Civil, Maria de Jesus Negrão.
O mega evento faz parte da programação das campanhas do Outubro Rosa, que combate o câncer de mama; e Novembro Azul, que destaca o câncer de próstata. Essas temáticas são debatidas todos os anos em sessões na Alepa. Este ano, pela importância crescente dos temas, o Parlamento paraense ampliou o debate fazendo um evento nacional único. “Nós trabalhamos na Alepa e aprovamos as leis em relação a prevenção de câncer: Outubro Rosa e Novembro Azul. O Parlamento precisava fazer algo: somamos esforços junto com a Unale e trouxemos ao Pará um seminário com profissionais de renome nacional e internacional”, disse o chefe do Poder Legislativo paraense, deputado Márcio Miranda.
O vice-governador do Pará, Zequinha Marinho, atendeu ao convite da Alepa e abrilhantou o evento, que contou também com a participação dos parlamentares paraenses: Cilene Couto, Carlos Bordalo e Jaques Neves, além da comitiva de deputados de outros estados brasileiros, composta pelos parlamentares Goretti dos Reis (Sergipe), Celise Laviola (Minas Gerais),  Alessandra Campelo (Amazonas), Georgeo Passos (Sergipe), Raimundinho da Saúde (Acre), Neidson Soares (Rondônia), Wanderley Dallas (Amazonas) e Jory Oeiras (Amapá).
Com uma valorosa programação, os ouvintes adquiriram conhecimento e ricas reflexões sobre os temas abordados nos quatro painéis. O dia começou com a apresentação do painel sobre o câncer de mama, mediado pelas deputadas estaduais Goretti dos Reis (Sergipe) e Celise Laviola (Minas Gerais), e tendo como palestrantes os renomados mastologistas Licurgo Bastos Junior e Cesar Cabello. O primeiro atua no hospital Ophir Loyola, referência no tratamento de câncer na região Norte e o segundo é professor da Pós Graduação do Hospital da Mulher da Unicamp/SP.
Os médicos apresentaram dados atualizados sobre a doença. O câncer de mama é o mais frequente na população feminina no mundo inteiro e apesar da incidência ser alta, está se estabilizando. Há também queda da mortalidade em países desenvolvidos graças ao diagnóstico precoce, a prevenção e o tratamento adequado. "Há uma estimativa de que surjam 1.671.149 novos casos em todo mundo e uma morte a cada três novos casos. O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em países em desenvolvimento e a segunda em países desenvolvidos", disse Cabello.
Já o médico Licurgo Bastos Júnior falou sobre as técnicas e equipamentos para detectar lesões na mama e destacou a importância da realização da mamografia para o diagnóstico da doença. "O diagnóstico precoce é a forma mais eficiente para o sucesso do tratamento e a cura do câncer de mama" afirmou o mastologista.
Em seguida, o câncer de próstata ganhou destaque. Para debater o tema, os organizadores do evento trouxeram os médicos urologistas Ricardo Tuma e Antônio Carlos Pompeu. O primeiro atua no hospital Ophir Loyola, referência no tratamento de câncer na região Norte; e o segundo, professor da faculdade de medicina do ABC e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologista.
O deputado Márcio Miranda, que também é médico, destacou a importância de vencer preconceitos para o sucesso na cura do tratamento do câncer de próstata. “Os homens carregam o preconceito em relação ao exame do toque, que ajuda a detectar o câncer de próstata. O seminário também quer dar essa contribuição: desmistificar e estimular o homem para que ele perca o preconceito e vença essa barreira”, disse.
 “Quando se fala em se conscientizar, não se fala apenas em quem está na plateia, mas também quem está envolvido no processo de formatação. Nós saímos desse evento felizes, porque nós sabemos que as pessoas que tiveram aqui não apenas falaram, elas se envolveram com o tema. Elas não apenas escutaram, elas conseguiram participar”, disse a presidente da Unale, deputada Ana Cunha.
No período da tarde, os temas dos painéis foram empoderamento e superação, com a ex-consulesa da França em São Paulo, Alexandra Loras e o psiquiatra Roberto Shinyashiki.
O terceiro painel contou com a presença da Secretária de Integração de Políticas Sociais do Pará, Izabela Jatene, as deputadas Cilene Couto (Pará) e Alessandra Campelo (Amazonas), elas mediaram a palestra da ex-consulesa Alexandra Loras, que falou sobre a diversidade de gênero e de raça. “No Brasil os negros são a maioria, mas tratados como minoria. Lá fora, o marketing sobre a democracia racial no Brasil é maravilhoso, mas quando você chega aqui, você não vê nenhum negro em cargo de liderança, nenhum negro como protagonista dentro das narrativas da mídia”, falou Alexandra.
Em sua estadia em Belém, Alexandra conheceu a Fundação Propaz Integrado. “Pra nós, foi uma honra (recebê-la), por muitos motivos. Imagina você ter uma consulesa que conhece muitos projetos, que é envolvida na área social, se surpreender com o trabalho desenvolvido. São novas parcerias que podem surgir, parcerias que beneficiam o Pará e as mulheres”, disse Izabela Jatene.
Para fechar com chave de ouro, os deputados Márcio Miranda (Pará), Ana Cunha (Pará) e Jory Oeiras (Amapá) mediaram o painel de Roberto Shinyashiki, que falou sobre o poder da superação em pacientes com câncer. “O câncer, hoje, não é uma sentença de morte e quanto mais cedo as pessoas descobrirem, mais chances de cura. Por isso é preciso que as mulheres e homens não tenham medo de procurar os médicos para fazer exames e descobrir a doença”, disse Shiyashiki.  

PARTICIPAÇÃO 
Ao final de cada ciclo de debates, os presidentes da Alepa, deputado Márcio Miranda; e da Unale, deputada Ana Cunha, acompanhados do vice-governador do Pará, convidado pelo parlamento paraense, Zequinha Marinho, entregaram aos palestrantes e aos deputados de outros estados presentes no evento diploma e placa alusiva ao evento, além de um kit que contém os três volumes da revista Memórias do Legislativo e a Coletânea dos 190 anos do Poder Legislativo Paraense.
Participaram do evento as deputadas Goretti dos Reis (Sergipe), Celise Laviola (Minas Gerais) e Alessandra Campelo (Amazonas); além dos deputados Georgeo Passos (Sergipe), Raimundinho da Saúde (Acre), Neidson Soares (Rondônia), Wanderley Dallas (Amazonas) e Jory Oeiras (Amapá). Os parlamentares do Pará, Cilene Couto, Jaques Neves e Carlos Bordalo, também prestigiaram o evento.
“O público que esteve hoje aqui sai com uma certeza: que no parlamento do Estado do Pará, ele é acolhido e respeitado”, finalizou Ana Cunha.

Texto: Andreza Batalha/ALEPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...