Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Inajá: Deputada intercede pela comunidade junto à Amcel para definir problemas fundiários

Em reunião com representantes da Amapá Florestal e Celulose SA - Amcel e líderes da comunidade de Inajá, realizada no dia 20 de outubro, a presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento da Assembleia Legislativa do Amapá, deputada estadual Cristina Almeida (PSB), intercedeu junto à empresa, na qual se comprometeu em fazer a doação de alguns hectares de sua área, localizada no município de Itaubal, para antigos moradores da comunidade.
A deputada Cristina, o secretário de Agricultura de Itaubal, José Raimundo, na ocasião representando a prefeita de Itaubal Ester Cândida, a vereadora de Itaubal Ana Picanço e o representante dos agricultores de Inajá, Odiel Gama, foram recebidos pelo gerente de Assuntos Regionais da Amcel, Carlos Penha, pelo advogado José Antônio Leal da Cunha e pela coordenadora Fundiária Patrícia Quaresma.
Cristina alertou dos assédios pelas referidas terras. "Isso gera incertezas contra o futuro de Inajá, é presa fácil para pessoas que não pertencem à comunidade".
José Antônio explanou sobre a existência de um departamento de geogerenciamento, e por haver um clamor social, resultou em um maior engajamento da empresa. 
 "A idéia é delimitar cada situação. No caso do usocapião, a nossa intenção é abrir mão dessas frações", afirmou. 
Patrícia esclareceu que algumas pessoas vão continuar com processos na justiça, pois não estão no contexto social, uma vez que foi feito um levantamento dentro e fora do limite. "As pessoas beneficiadas ficam responsáveis em titular os terrenos. Estamos aproveitando esse momento para que todos sejam responsáveis em preservar a área junto à empresa", destacou.
Penha informou sobre a existência de outros projetos sociais da Amcel e que ficariam contentes se a comunidade participasse.
Odiel agradeceu a agenda, disse que sai otimista, porque é um anseio de todos. "É terrível plantar e não saber se vai colher", desabafou.
As marcações de terras vão ocorrer a partir de quarta-feira, 26 de outubro. Cristina continuará nas etapas do processo de transferência até a sua conclusão.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Gabinete da Deputada Estadual Cristina Almeida (PSB)
Texto e foto – Ascom GAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...