Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Luciana Gurgel abraça causa para efetivação da primeira Escola do Corpo de Bombeiro Militar, em Macapá


A deputada estadual Luciana Gurgel e o Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros Militares do AP, Cel BM Janary Picanço reuniram-se na tarde de terça-feira (6), com a Secretária de Estado de Educação, Maria Goreth, em prol da efetivação e implantação da primeira Escola Militar do Corpo de Bombeiros, na modalidade de Ensino Fundamental.
O novo modelo de educação é inovador, e pretende no período de cinco anos tornar-se referência na educação no Estado e na Região Norte. Os alunos terão a oportunidade de estudar em escola com disciplina militar formando cidadãos éticos, solidários, patriotas e autônomos no desenvolvimento e preparação para o exercício dos seus direitos e deveres.
A secretária de Educação, Maria Goreth pontuou que a primeira Unidade Escolar contemplada poderá ter as suas atividades iniciadas já em março de 2017. “Todos os esforços estão sendo feitos para que o estado tenha finalmente uma escola militar, com referência na qualidade de ensino e excelência na disciplina educacional. Este projeto é grandioso e melhorará os índices que medem a educação em nosso Estado” - disse a gestora.
Segundo o Cel BM Janary Picanço, o exemplo da disciplina militar traz vantagens para a educação. “Uma escola militar modifica o contexto de toda a região ao redor. Os índices de violência caem, os alunos conhecem o regimento militar, onde destaca-se a disciplina em sincronia com uma educação de qualidade. A principal mudança que deverá ser adotada será a disciplina dos alunos. A grande diferença em relação a uma escola tradicional é que primamos pela parte da disciplina”, assegurou o militar.
A deputada Luciana afirmou que a mudança surtirá efeito positivo tanto para a comunidade quanto para os estudantes. “Os conceitos de escola militar, implementando a disciplina, a hierarquia e o respeito, são importantes, o que nos deixa felizes e com grande expectativa de que essa escola faça o diferencial. São dois grandes avanços conseguidos, na educação e na segurança pública, autorizados pelo governador Waldez Góes e que vão beneficiar diretamente toda a população. Estou muito orgulhosa de poder participar deste momento histórico para nossa educação do Amapá, pois acredito que uma escola administrada pelo Corpo de Bombeiros tem tudo para dar certo.”, ressaltou Gurgel – que reforçou a luta em prol da implantação do educandário através do apoio do deputado federal Vinícius Gurgel (PR/AP), com emendas que garantam o pleno funcionamento da escola.
A princípio, o projeto será implantado numa escola da Zona Norte, com previsão de gestão compartilhada, onde o regimento será preenchido por militares do bombeiro e a Seed ficará encarregada de lotar os professores da rede, e os alunos usarão uniformes padronizados.
A escola será a primeira no estado a adotar o novo método de ensino, já implantado em alguns estados da região Norte, como Roraima, Pará e Amazonas. A metodologia exige a obediência dos alunos aos regulamentos internos, como culto aos símbolos nacionais, cumprimento fiel dos horários, participação nos compromissos da escola, hierarquia e disciplina.



Por: Ediana Franklin
Fotos: Kelwyn Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...