Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Raimunda Beirão diz ter encontrado crianças fora da sala de aula em comunidade rural


A deputada Raimunda Beirão (PMB) denunciou na sessão desta terça-feira (30) da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) ter encontrado crianças fora da sala de aula. Ela relatou ter percorrido a zona rural do município de Laranjal do Jari no fim de semana, como as reservas do Maracá e também a pequena comunidade Caranã – onde a maior parte dos moradores é formada por pequenos extrativistas e pescadores.
A parlamentar peemebista disse que o maior gargalo é a falta de transporte escolar regular, o que impossibilita o acesso das crianças a uma escola. “São comunidades muito carentes e distantes, que dependem muitas vezes de percorrer estradas, rios e até cachoeiras, então o poder público não pode virar as costas para essas pessoas, afinal o acesso à educação é um direito universal do menor”, ponderou.
Raimunda Beirão integra a Comissão de Política Agrária no âmbito do Parlamento Estadual e disse que também existem gargalos nesse setor, pois os caminhões de transporte de colonos não estão com um serviço regular. “E o pior é que a Secretaria tem contratado esse transporte para fazer um itinerário grande, que no papel até abrange comunidades distantes, mas na prática as pessoas dizem não encontrar esse apoio”, relatou, acrescentando ainda que “assim como os donos de veículos reclamam de atrasos nos pagamentos”.
A deputada do PMB disse que irá protocolar expedientes a serem encaminhados para as duas secretarias demandadas – Educação e Agricultura – no sentido de pedir informações a respeito dos problemas encontrados durante suas caminhadas pelo interior. “A gente sabe das dificuldades que o estado e o país atravessa do ponto de vista orçamentário, mas não podemos deixar essas pessoas que já são carentes de toda sorte de serviços por parte do estado brasileiro sem a devida atenção”, concluiu.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Cleber Barbosa | Foto – Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...