Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2016

Luciana Gurgel lembra Dia Nacional da Liberdade de Imprensa e destaca trabalho de jornalistas


O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, celebrado nesta quarta-feira (07.06), foi destacado pela deputada estadual Luciana Gurgel (PMB-AP). “Uma data dedicada, sobretudo, à reflexão quanto aos mecanismos que garantem o livre pensamento em nossa comunidade. Na verdade, tal prerrogativa estabelece as bases para a reafirmação democrática de uma nação”, destacou.
A parlamentar propôs a criação de um prêmio por parte do parlamento estadual para reconhecer o valor e o empenho de dirigentes e profissionais dos meios de comunicação, na busca permanente do aprimoramento e consolidação dos institutos democráticos.
Para ela, quanto mais liberdade de expressão houver, mais seguro estará o pleno estado de direito da sociedade nacional. “Felizmente, as instituições democráticas brasileiras têm resistido heroicamente contra todo e qualquer movimento para cercear a liberdade de imprensa, seja por meio do controle ou da censura dos meios de comunicação”, afirmou.
Apesar disso, a deputada lamentou o fato de o Brasil ocupar lugar de destaque entre países que praticaram crimes contra jornalistas. “Se por um lado, nossa legislação protege tal comportamento da mídia; por outro, vergonhosamente, nos primeiros quatro meses deste ano, o Brasil registrou o assassinato de quatro jornalistas, colocando-o na lamentável posição de 3º lugar entre os países onde mais crimes de morte foram cometidos contra repórteres, ficando atrás apenas do Paquistão e da Somália, e empatado com a Síria”, enfatizou.
Ela prestou homenagem aos saudosos jornalistas Silas Ribeiro Assis, Hélio Pennafort, Jorge Basile, Jorge Hernany, Simone Teran, Juarez Dantas, aos pioneiros ainda em atividade como Luiz Melo, Silas Assis, Roberto Gato e a nova geração, destacando Seles Nafes, Silvio Souza, Ney Pantelão, Raul Mareco, Nara Velasco, Elaine Juarez e Simone Guimarães. 
Luciana Gurgel disse que comemorar a liberdade de imprensa significa proteger e incentivar a produção intelectual dos jornalistas brasileiros. “Ou, como disse com sabedoria, o brigadeiro Eduardo Gomes: ‘O preço da liberdade é a eterna vigilância!”, finalizou.



Gabinete da Deputada Luciana Gurgel
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...