Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Condições da educação estadual serão discutidas em audiência pública na Assembleia Legislativa





Proposta pelo deputado Charles Marques (PSDC), a audiência pública discutirá a atual situação da educação no Estado do Amapá. Durante esta semana, o parlamentar estará reunindo com alunos de algumas escolas estaduais de Macapá, Santana e o do Distrito de Fazendinha, pais de alunos, professores, servidores da educação estadual, em conjunto com o Sindicato dos Servidores Públicos do Amapá (Sinsepeap), representado pelo presidente professor Aroldo Rabelo Da Silva Filho e a professora Cristiane Barbosa do Movimento de Base da Educação no Estado, juntos estão construindo o tema “Educação pública é uma questão social” da audiência que ocorrerá no próximo dia 13 de junho às 9 horas no plenário deputado Dalto Martins, da Assembleia Legislativa do Amapá. “O objetivo principal da audiência é apresentar à sociedade e as autoridades a real situação das escolas públicas”, frisou o parlamentar.
No início da semana o deputado esteve ouvindo alunos de algumas escolas de Macapá: Escola Estadual Raimunda dos Passos, localizado no bairro Novo Horizonte, Sebastiana Lenir, bairro Buritizal, Santina Rioli, bairro Trem, Escola Maria Benigna Moreira Souza, bairro Novo Buritizal, Escola Maria Ivone de Meneses, bairro Cidade Nova e Escola Estadual José de Alencar, bairro Perpétuo Socorro, além de estudantes das escolas Almirante Barroso, do município de Santana e José do Patrocínio, distrito de Fazendinha, que hoje atende mais de mil alunos e não dispõe de salas climatizadas e nem banheiros adequados. “Todas as reclamações foram sobre as condições físicas das escolas, qualidade de ensino e problema de merenda e segurança”, explicou o deputado. “Vamos mostrar as deficiências na educação, vai participar a sociedade, Ministério Público, a Justiça e também convidamos o Executivo Estadual e a participação da sociedade e da imprensa para que faça cobertura”, convocou o deputado Charles Marques.
Quanto a violência pelo menos 21 armas brancas foram apreendidas em quatro meses em escolas públicas de Macapá, segundo balanço do Policiamento Escolar do 6º Batalhão da Polícia Militar (PM). As buscas foram feitas em 55 escolas e as armas foram encontradas com estudantes, informou o tenente Marcelo Morais, que participou da reunião e disse ter apreendido também entorpecentes com alunos.
No município de Santana a Companhia de Policiamento Escolar, criada pelo comandante do 4º Batalhão da PM tenente-coronel Aldiney, atua no combate a violência nas escolas. O projeto conta com uma viatura e 12 militares divididos em três grupos. Cada grupo atua em um turno – manhã, tarde e noite. Ao todo, 78 instituições de ensino de Santana são assistidas pela companhia. “Desde a criação da companhia já foram feitas apreensões de drogas e armas”, revelaram. “A nossa proposta ao criar a companhia foi justamente para coibir a violência nas escolas e também evitar até mesmo crianças em estado de vulnerabilidade sejam aliciadas e sejam recrutadas para mundo das drogas e com certeza os resultados obtidos têm sido satisfatório”, destacaram.
Para conseguir o apoio popular, os policiais promovem palestras, reuniões e treinamentos. O trabalho envolve todo o corpo técnico da instituição – servidores, coordenadores, diretor, professores e alunos. “Procuramos passar a todos a importância da boa convivência e que a escola é um dos lugares mais importantes para adquirir conhecimentos e não de conflitos. Passamos a todos que devemos respeitar os colegas e que eles possam ajudar os policiais no combate a violência e até mesmo a criminalidade”.
Sobre a merenda escolar o deputado revelou que também vai usar da palavra para mostrar às autoridades a completa ausência de alimentação nas escolas da rede estadual. “Merenda tá faltando é tudo, não te merenda nas escolas. Justamente a gente vai lá também pra fazer nossas reivindicações porque não tem merenda”, frisou.
Será convidado a participar da audiência o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Direitos Humanos, Conselho de Segurança Alimentar, Controladoria Geral do Estado e Promotoria da Criança e do Adolescente, Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, também haverá apresentação cultural dos estudantes e apresentação de slides com fotos da atual situação das escolas.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação - DECOM
Texto: Everlando Mathias| Foto: Gerson Barbosa
YouTube: TV Assembleia Amapá| Rádio Assembleia 93.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...