Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2016

Deputado Kaká Barbosa é eleito presidente da ALAP pelos próximos dois anos


O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputado Kaká Barbosa (PTdoB) foi eleito nesta terça-feira (31) para um mandato de dois anos – 2017 a 2019 – numa eleição marcada pela votação unânime do parlamentar. Ele teve que assumir interinamente o Parlamento Estadual no final de 2015, em meio a uma grave crise, mas implantou uma gestão compartilhada e obteve avanços administrativos que agora o fizeram ter o apoio maciço de seus pares.
A eleição do cargo vago na Mesa Diretora era a única matéria em pauta na primeira sessão deliberativa da semana e acabou por registrar apenas uma candidatura para presidente. O deputado Augusto Aguiar (PMDB), que não fará parte da mesa no próximo biênio, ainda protocolou uma reclamação para frear a sessão, mas teve o pleito indeferido pela Procuradoria Geral da ALAP, cujo parecer ainda foi submetido ao soberano plenário – que também rejeitou a ponderação do peemedebista. Aguiar decidiu abster-se de votar e retirou-se do plenário.
Kaká Barbosa recebeu 21 votos, o que representou a unanimidade dos deputados presentes. Houve uma abstenção – de Augusto Aguiar – e duas ausências, que foram os deputados Moisés Souza e Cristina Almeida, ambos de licença médica. Mas assessores de Cristina ainda protocolaram uma carta junto à Mesa Diretora onde a parlamentar socialista declarava seu irrestrito apoio ao novo presidente.
Após o anúncio oficial do resultado, quando foi declarado eleito, Kaká Barbosa ouviu atentamente a saudações feitas por seus pares, todos penhorando apoio à sua gestão e fazendo sugestões sobre como continuar os avanços administrativos e também uma agenda positiva para a chamada Casa de Leis.
Em seu discurso, Kaká agradeceu o apoio e a confiança demonstrados pelos deputados e deputadas que avalizaram sua gestão. “Na verdade eu jamais centralizei poder, ao contrário, chamei os deputados e as deputadas para participar da gestão, então desta forma as chances de se cometer erros são muito menores. Estou feliz, claro, mas com a exata consciência de que essa votação unânime só aumenta a responsabilidade perante meus pares e toda a sociedade”, concluiu Barbosa.
Os demais membros da Mesa Diretora que já havia sido eleita permanecerá inalterada, com Roseli Matos na 2ª vice-presidência; Luciana Gurgel será a 1ª secretária; Edna Auzier a 2ª secretária; Charles Marques o 3º secretário e Pastor Oliveira o 4º secretário. Uma eleição complementar nos próximos dias deverá ser convocada para a eleição do novo 1º vice-presidente, cargo vago com a eleição de Kaká para a titularidade da direção da ALAP.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação Social – DECOM
Texto – Cleber Barbosa | Fotos – Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...