Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa discute paralisação do tomógrafo


Três temas foram discutidos na sessão desta quinta-feira (2) na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amapá: A paralisação dos serviços de tomografia no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) e do Hospital de Emergência (HE), em Macapá, que estão sem funcionar a vários meses e a deficiência no atendimento na Unidade de Nefrologia do HCAL, que dispõem de apenas 37 máquinas para atender todos os municípios. “Os transplantes poderiam ajudar a reduzir a fila de pacientes renais crônicos que ainda precisam de sessões de hemodiálise para continuar vivendo”, comenta o presidente da Comissão, deputado Jaci Amanajás. “Estão matando os pacientes”, revolta-se o deputado o deputado Jory Oeiras.
O deputado Max da AABB (Solidariedade) relatou que durante o seu mandato como membro da comissão já visitou todas as unidades de saúde da capital e nada tem sido feito. “Talvez a saúde no Estado do Amapá esteja atravessando o pior momento de sua história”, avalia o deputado, frisando que não é admissível o Estado não dispor de um tomógrafo para atender a população, e, questionou a efetivação dos servidores do tomógrafo. “Se não estão prestando serviço na sala do tomógrafo, devem estar em outro lugar, isso significa desvio de funções”, alertou.
De forma hilária o deputado Jory Oeiras (PRB), lembrou que quando iniciou sua atividade parlamentar, foi realizada uma visita no HCAL onde tiraram fotos ao lado do aparelho, que já estava sem funcionar. “Na próxima visita, vamos levar um bolo e comemorar a irresponsabilidade do Governo do Estado com a saúde pública”, sugeriu o deputado.
Segundo informações adquiridas pela Comissão de Saúde, são gostos cerca de R$ 600 mil reais com serviço terceirizado para realizar os serviços de tomografia, sendo que o concerta da máquina esta avaliado em R$ 115 mil.





Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias
Foto: Jaciguara Cruz 
Youtube: TV Assembleia Amapa
Rádio Assembleia 93.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...