Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Sob novo regimento, Assembleia Legislativa estende deliberações durante a semana


Em mais uma sessão ordinária deliberativa, o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado, apreciou, nesta quinta-feira (18), mais de 70 proposições, entre leitura e votação de projetos de lei ordinária e requerimentos sobre os mais variados assuntos. A retomada dos trabalhos deste ano está sendo marcada por mudanças no Regimento Interno, entre elas a instituição de sessões deliberativas até quinta-feira – antes era até a quarta – bem como a valorização dos debates, da palavra e do posicionamento, que agora são feitos antes das votações das matérias.
A Leitura do Expediente contemplou três projetos de Lei Ordinária, 15 requerimentos e 20 indicações. O primeiro projeto de Lei, de autoria da deputada Mira Rocha (PTB), institui o Programa Jovem Universitário, Educação com Trabalho. Os outros dois são de autoria do deputado Pedro da Lua (PMB). O primeiro institui a política estadual de assistência à saúde do estudante na rede pública de educação básica e o segundo, dispõe sobre a criação do Programa de Incentivo à Pesquisa Científica nas instituições educacionais do Estado do Amapá. Após a leitura, todos foram encaminhados às comissões para análise e parecer. Os requerimentos e as indicações visam solucionar problemas que afetam a qualidade de vida da comunidade.

Demandas

Na ordem do dia foram aprovados 38 requerimentos de iniciativa dos deputados Kaká Barbosa, Cristina Almeida, Dr. Furlan, Jory Oeiras, Fabrício Furlan, Edna Auzier, Jaime Perez e Júnior Favacho. Através deles, os parlamentares solicitam melhorias e reparos em instalações de diversos equipamentos sociais, além de providências visando evitar doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus, todas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
No Grande Expediente, parlamentares se pronunciaram sobre assuntos de suma importância para a população amapaense. O deputado Pastor Oliveira falou sobre o trabalho de um grupo de jovens, do Projeto Atalaia, da Igreja Universal que visitou o Plenário da Casa. Segundo o parlamentar, esses jovens se dedicam a auxiliar os dependentes químicos a se libertarem do vício, por meio de atividades que demonstram os prejuízos que as drogas causam na vida das pessoas. O grupo recebeu a atenção dos deputados presentes, inclusive com as manifestações dos deputados Charles Marques, Pedro da Lua e Roseli Marques, todos elogiando o esforço dos jovens na busca da solução desse grave problema que afeta a sociedade.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Paulo Oliveira (Assessor de Comunicação)
Fotos – Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...