Pesquisar este blog

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Servidores e deputados da Assembleia Legislativa participam do Dia D de combate ao Aedes aegypti






Centenas de pessoas invadiram as ruas do bairro Santa Inês, em Macapá, na manhã deste sábado (27). A ação denominada o “Dia D” de combate ao Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya, zika vírus e a febre amarela urbana, contou com a participação de servidores da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), que lançaram suas armas contra o mosquito. O trabalho de campo foi uma proposta do deputado Dr. Furlan, que realizou dia 19 de fevereiro uma audiência pública que tratou sobre a dengue. ‘Precisamos todos nos concentrar em eliminar este mosquito, que só traz doenças para a população. Para isso é necessário unir nossas forças e irmos para campo fazer o combate”, afirmou o deputado.
O presidente da Comissão de Saúde (CAS), da Assembleia Legislativa, deputado Jaci Amanajás, disse que o mosquito que já havia sido erradicado no Brasil, veio ainda mais forte e colocando vidas em perigo. “Precisamos intensificar esse combate, não apenas um dia, mas 24 horas por dia”, define o deputado.
A ação faz parte do planejamento da Sala de Situação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que estabeleceu o último sábado de cada mês para o trabalho simultâneo nos 16 municípios do Amapá. Em Macapá, o Dia D acontece no bairro Santa Inês, com concentração na praça do bairro, ao lado do ginásio de esportes. Já em Santana, o trabalho será realizado no bairro Igarapé da Fortaleza. 
O Governo do Estado mobilizou cerca de 500 pessoas, entre civis e militares, para ajudar as prefeituras, quando, juntamente com os agentes de endemias, servidores dos municípios e voluntários, conscientizaram e orientaram os moradores a identificar, eliminar e evitar criadouros do Aedes.
Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque, por concentrarem a maior parte da população e por apresentarem maior incidência de casos provocados pelo Aedes, recebem atenção especial no planejamento.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa
YouTube: TV Assembleia Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...