Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Drama do escalpelamento persiste e é objeto de debates na Assembleia Legislativa


Durante a sessão ordinária, deliberativa, desta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa do Estado (Alap), foram aprovadas importantes proposições e debatidos variados assuntos entre os parlamentares e convidados. Entre os temas debatidos, destaque para a importância da Federação Amapaense de Tênis de Mesa (FTMA) e a campanha de conscientização a respeito de acidentes ocorridos em pequenas embarcações fluviais, na maioria dos casos com mulheres, resultando na retirada do couro cabeludo das vítimas (escalpelamento).
Um dos projetos de lei ordinária aprovados na sessão desta terça-feira, de autoria do deputado Jory Oeiras (PRB/AP), declara de utilidade pública a Federação Amapaense de Tênis de Mesa. Outro, de autoria da deputada Marília Góes (PDT), dispõe sobre campanha contínua de prevenção e combate ao escalpelamento nas escolas públicas que utilizem o meio de transporte fluvial. O projeto estabelece que a campanha deve ser realizada, anualmente, na Semana do dia 28 de agosto.
Durante o Grande Expediente, foi concedido tempo de cinco minutos ao presidente da Federação de Tênis de Mesa, Alan Cardoso, para que explanasse sobre as atividades da instituição. O dirigente explicou que a FTMA atua em todas as categorias desse esporte com destaque para o apoio aos atletas de alto rendimento. Entre os principais projetos está o que visa ressocializar internos do sistema penitenciário do Estado, através da fabricação de raquetes e mesas de madeira para a prática do esporte. “Crianças do conjunto Mucajá e de áreas quilombolas participam de nossos projetos, com a parceria da Polícia Militar” afirmou, anunciando, para breve, a construção do primeiro centro de tênis de Mesa de Alto Rendimento do Brasil a ser viabilizado no Amapá.
A deputada Marília Góes defendeu o projeto que torna obrigatória a promoção de ações contínuas de combate e prevenção ao Escalpelamento, com ênfase nas instituições de ensino que possuam servidores e alunos que utilizem o transporte fluvial. Segundo a parlamentar a ideia é estender a campanha a todos os estabelecimentos da rede estadual de ensino, mas que isso “é apenas o começo, prestando esclarecimentos e informações, pois, infelizmente, o escalpelamento no Amapá, é praticamente fato diário e contínuo, e 90% ocorrem por falta de informações”, destacou. As ações devem envolver a conscientização do público alvo através de seminários, palestras, exposições, debates e mesas-redondas para os pais, alunos, professores e diretores da instituição de Ensino, com o fim de conscientizar, informar, combater e prevenir os acidentes que causem escalpelamento.
Segundo a parlamentar, o objetivo de sua iniciativa é prevenir os acidentes. “Espero que, com a informação, sejam evitados os acidentes. E que essas pessoas não sejam vilipendiadas, não apenas no seu físico, mas na sua alma, no seu espírito, na sua condição humana”, enfatizou.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Paulo Oliveira | Foto – Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...