Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Deputada Edna Auzier defende candidaturas de mulheres para a política partidária


Na manhã desta quarta-feira (24), a deputada estadual Edna Auzier (PROS) utilizou o grande expediente para comemorar o dia da conquista do voto feminino, inserido no calendário estadual através do projeto de lei da deputada, e cedeu o espaço para a presidente do Instituto de Mulheres Tucujus, Sônia Lima, explanar a situação atual da política feminina. “É importante chamar atenção da sociedade brasileira para que se fortaleça a candidatura feminina partidária. A mulher precisa se estabelecer na política. No Amapá não tem nem 1% como presidente de partido”, dispara a presidente.
Já a deputada Edna Auzier mostra-se contente com o espaço que a mulher vem ganhando mundialmente “fiquei muito feliz ao saber que pela primeira vez na história a Arábia Saudita, que era o último país no mundo a negar às mulheres o direito de voto, organizou eleições abertas às mulheres, candidatas e eleitoras” observa a deputada.


História


O voto feminino foi garantido através do Decreto nº 21.076, de 24/02/1932, assinado pelo, então, presidente Getúlio Vargas. Entretanto, o primeiro direito foi garantido cinco anos antes, quando a professora Celina Guimarães Viana adquiriu o registro para votar, o que a aponta até hoje como sendo a primeira eleitora do país.
Mas até hoje a participação da mulher na política ainda é muito restrita. Entre os 513 deputados que assumiram em 2015, apenas 9,9%, são mulheres, totalizando 51 deputadas federais. A relação é de menos de uma mulher para cada dez deputados homens eleitos. No Senado, as mulheres são 11 de um total de 81 senadores, ou 13,6% da Casa. Nos municípios são 657 prefeitas, que correspondem a 11,84% do total das 5.570 municípios e 7.630 vereadoras, o que equivale a 13,32% da representação feminina nos parlamentos municipais.


Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete da Deputada Estadual Edna Auzier (PROS)
Texto – Simone Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...