Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Alap assina termo de cooperação com o Senado para implantação da Biblioteca do Legislativo


A deputada Roseli Matos (DEM), representando o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputado Kaká Barbosa (PT do B) assinou termo de cooperação técnica com a Secretaria de Editoração da Gráfica do Senado Federal, primeiro passo para implantação definitiva da Biblioteca do Legislativo.
A resolução que cria a biblioteca é de autoria da deputada . A criação do espaço têm como objetivo reunir o acervo histórico e literário da Assembleia Legislativa adquirido nas últimas décadas, bem como registros históricos diversos, e colocá-los à disposição do público interno e externo.
De acordo com o projeto o acervo será composto por livros, periódicos, jornais, CD-ROM, fitas de vídeos e outros instrumentos de estudo, pesquisa e de consultas à internet e ficará à disposição das pessoas no horário das 07h30 às 17 horas de segunda a sexta-feira.
A parceria com a Gráfica do Senado vai possibilitar de imediato que a Biblioteca do Legislativo tenha um acerco que quase mil títulos, dentre legislações, obras históricas, literárias e produzidas em braile, garantindo a acessibilidade a deficientes visuais.
Em meio século de existência, a Gráfica do Senado tornou-se a mais diversificada do setor público e uma das mais modernas do país. Concentrou os investimentos mais recentes em tecnologia digital e equipamentos que dispensam insumos químicos. Mas também se destaca por manter um serviço de tipografia funcionando e oferecer impressões em braile. Optou por licitar serviços no lugar de mobilizar elevadas somas para adquirir impressoras digitais. Racionalizou custos e diminuiu o consumo de papel. Buscou convênios e parcerias. Democratizou o acesso às publicações.
A deputada Roseli Matos, destacou que a criação da biblioteca permitirá o resgate de toda a produção da história do Legislativo. “Eu considero, realmente, um momento muito especial do Legislativo do Amapá. A criação dessa biblioteca permitirá que toda a população tenha acesso, para consulta, à produção legislativa dos deputados. Essa biblioteca deverá abrigar, também, a produção editorial de outras Casas Legislativas, Câmaras de vereadores e em especial o Senado Federal e a Câmara Federal, além de publicações importantes da imprensa oficial, tanto da União quanto do Estado”, afirmou.
A parlamentar destaca no projeto a intenção da implantação da biblioteca digital. “A biblioteca digital propicia aos usuários da biblioteca o acesso às informações contidas na rede mundial de computadores, CD-ROM, DVD e outros tipos de suportes”, frisou a deputada.

Secretaria de Comunicação Social
Agência de Notícias/ALAP
Texto: Everlando Mathias | Foto: Cleber Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...