Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Desaparecimento de tomógrafo em Laranjal do Jari é discutido na Comissão de Saúde da ALAP



O sucateamento de alguns equipamentos do Hospital Estadual do município de Laranjal do Jari, foi a principal pauta da sessão da Comissão de Saúde e Assistência Social (CAS) da Assembleia Legislativa do Amapá, realizada na manhã desta segunda-feira (16). O tema foi abordado pelos deputados Márcio Serrão e Jory Oeiras, ambos do PRB, em visita as unidades de saúde do município.
O furto de um tomógrafo no valor acima de R$ 1 milhão chamou a atenção dos deputados. De acordo com informações o aparelho teria sido levado da unidade por um suposto técnico para realizar reparos na capital Macapá. “Retiraram o aparelho em 2012, ninguém sabe onde foi parar já que não pegaram nenhuma referência do técnico”, denunciou Márcio Serrão, comentado também o descaso com os pacientes que para fazerem hemodiálise precisam mudar para Macapá. 
O presidente da comissão, deputado Jaci Amanajás (PROS), informou que o aparelho foi levado para o hospital estadual do município de Santana, mas não funciona por estar apenas a carcaça. “O aparelho foi usado como manobra política no município de Laranjal do Jari”, denuncia o presidente da comissão. “Vamos achar os responsáveis e puni-los na forma da lei, não podemos ficar calado”, frisou o deputado Jory Oeiras.
O deputado Márcio Serrão, alertou para alto número de pacientes que são atendidos nas unidades de saúde dos municípios de Vitória e Laranjal do Jari (AP), são mais de 150 mil pessoas por mês, grande parte oriunda dos municípios do vizinho Estado do Pará, principalmente Almeirim, totalizando cerca de 30% dos atendimentos médicos.
O deputado Jory Oeiras sugeriu que a comissão visite o governo do Estado do Pará, Simão Jatene (PSDB) e a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa para discutir o tema. Por ser o maior município do Vale do Jari, com uma população de aproximadamente 37 mil habitantes, e cerca de 1 mil atendimentos médicos diários, ocorre em Laranjal do Jari a migração de pacientes dos municípios vizinhos.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP 
Departamento de Comunicação - DECOM 
Direção – Cleber Barbosa | Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...