Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

CPI para apurar responsabilidades ambientais em Ferreira Gomes é solicitada pelo deputado Fabricio Furlan


O deputado Fabricio Furlan, emitiu o Requerimento 2780/15 nesta terça-feira (17) ao presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Moisés Sousa (PSC) a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os impactos ambientais e a mortandade de peixes no rio Araguari após a implantação da Usina Hidrelétrica da Ferreira Gomes Energia.
De acordo com a polícia ambiental, a mortandade de peixes no rio Araguari é decorrente do aumento oxigenação da água, causada principalmente pelas atividades (algumas irregulares) da usina hidrelétrica.
A empresa emitiu uma nota responsabilizando o fenômeno da piracema que provocou a ida de "uma grande quantidade de peixes até às proximidades da usina". Segundo o parlamentar, a CPI deve ouvir os gestores da empresa e a sociedade civil, já que o problema concidentemente começou junto com as atividades da usina no Amapá. “São tantas tentativas de explicação, tanto por parte dos órgãos ambientais quanto da própria empresa, que o legislativo estadual no uso de suas prerrogativas deve intervir para que a população amapaense não seja prejudicada de maneira nenhuma por impactos como o que vem ocorrendo em Ferreira Gomes, por isso requeremos ao presidente a instalação desta CPI para apurar as responsabilidades”, declarou o deputado Fabricio Furlan.
O requerimento ainda não tem data para ser votado em plenário, mas o deputado esta confiante de que com a interveniência da comissão, a empresa possa ser forçada a tomar as providencias caso seja apurada sua responsabilidade nos danos ambientais ocorridos no rio Araguari.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete do Deputado Estadual Fabrício Furlan 
Texto – Charles Borges (Assessor de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...