A líder do PTB na Assembleia Legislativa do Amapá, deputada Mira Rocha, voltou a lembrar sobre a importância de amamentar o bebê exclusivamente com o leite materno até os seis meses de vida. A declaração foi dada na abertura da Semana de Aleitamento Materno com o tema “Amamentar e trabalhar”, realizada no auditório do Museu Sacaca, na tarde de terça-feira (4), em Macapá.
A preocupação da parlamentar é com o tempo que as mães têm para amamentar o bebê. “Normalmente as mães até retornarem ao trabalho, elas têm quatro meses para amamentar e os outros dois meses ela terá que conciliar as duas tarefas”, destaca Mira Rocha.
Na ocasião, várias mães participaram de um grande encontro de amamentação. Durante toda a semana, mães, gestantes, parturientes e familiares irão participar de conversas e palestras sobre vários temas.
Segundo a deputada a intenção é preparar o estado emocional das mães que amamentam, e também mostrar os cuidados com a amamentação para quem irá retornar ao trabalho. "É importante às mães que estão amamentando participarem de eventos como este e levar, também, os filhos. Momentos como este servem para compartilhar, facilitar e fortalecer as práticas que ajudam as mulheres que amamentam, além de fortalecer a informação de lutar pelos direitos das mulheres que amamentam no local de trabalho", disse Mira Rocha.
A Semana Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno é fruto de um Projeto de Lei da deputada Mira Rocha. A matéria estimula o interesse da sociedade na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno; conscientizar a necessidade constante do voluntariado de mães em amamentar crianças de mães que não possuem o leite materno; disseminar informações sobre os benefícios do aleitamento materno; sensibilizar os diversos segmentos da sociedade para apoiar as mulheres que amamentam.
Mira Rocha tem alertado no plenário da Assembleia Legislativa a importância da doação do leite humano. Esta foi uma das razões para a deputada apresentar e defender a matéria de incentivo ao aleitamento materno e doação de leite materno. Conforme a diretora do Hospital da Mulher Mãe Luzia, Nice Carvalho, em julho, o banco de leite registrou uma queda de 50% no número de doadoras. “Infelizmente o estoque diminuiu pela metade e por isso estamos convocando as mulheres para que possam fazer a doação. O leite humano é importante para as crianças prematuras. Ele ajuda a diminuir e até anular doenças”, reforça a parlamentar.
Segundo a petebista, para fazer a doação, a mulher pode ir ao hospital ou solicitar que o banco vá até a residência.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete da Deputada Estadual Mira Rocha (PR/AP)
Texto – Ascom GAB
Nenhum comentário:
Postar um comentário