Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Deputada Luciana Gurgel se diz otimista após visita com comitiva japonesa


A presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Legislativa, deputada Luciana Gurgel (PHS) participou na tarde de terça-feira, 25, juntamente com o Chefe do Legislativo, deputado Moisés Souza (PSC), o vice-presidente da Casa, Kaká Barbosa (PTdoB) e a presidente da Comissão de Turismo, Edna Auzier (PROS), da recepção à comitiva japonesa ao prédio do Parlamento Estadual. No encontro, que aconteceu no gabinete da presidência, a comitiva japonesa apresentou o cronograma de eventos que comemoram os 120 anos do estabelecimento das relações diplomáticas Brasil-Japão, e a existência da colônia japonesa no Amapá.
Estreitar laços comerciais e de amizade foi o grande objetivo de visita da comitiva ao Amapá. Durante a reunião, os japoneses manifestaram interesse pela nossa cultura, além de buscarem intercâmbio nas áreas cultural e de esportes.
Segundo a deputada, "existem interesse econômicos, sociais e culturais entre o desenvolvimento do Estado, e essa visita somente fortalece a amizade entre as duas nações". "Esse encontro foi uma excelente oportunidade para mostrarmos um pouco das nossas riquezas e potencialidades. Estou confiante que em pouco tempo colheremos os frutos desse encontro, que certamente contribuirá para o fortalecimento das relações entre o Amapá e o Japão", destacou Gurgel.
O cônsul geral do Japão, Masahiro Kobayashi, agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa em comemoração aos 120 anos estabelecidos entre as duas Nações. “A Assembleia é uma Casa do povo e representa a população do Amapá. O apoio do presidente e da Assembleia é fundamental para garantir as nossas comemorações”, disse o diplomata.
O presidente da Assembleia amapaense, Moisés Souza, disse aos japoneses que o Amapá é o excelente Estado do País para se investir. O parlamentar falou aos visitantes também a respeito do minério de ferro, principal mercadoria de exportação do Estado, e do Porto de Santana, favorecido geograficamente por estar mais próximos das grandes economias mundiais. “Geograficamente estamos distantes, mas queremos fortalecer e dar continuidade a essa relação”, ressaltou Souza.
A presidente da CRE agradeceu a visita da comitiva e disse que há interesse do Amapá estreitar os laços através de projetos de desenvolvimento através da educação e esporte. A parlamentar declarou ainda que a população brasileira é muito grata pela grande contribuição que o povo japonês dá aos brasileiros, nos campos econômico e cultural.

Intercâmbio

No encontro, as autoridades japonesas mostraram-se interessadas em concretizar intercâmbios nas áreas da cultura e tecnologia, no setor da educação. O objetivo do programa é oferecer um maior número de vagas aos estudantes em especial aos amapaenses – proporcionar conhecimentos e habilidades técnicas e intensificar as relações entre o governo local e os japoneses.
A comitiva japonesa foi composta pelo cônsul geral do Japão em Belém, Masahiro Kobayashi, o vice-cônsul, Tsuneharu Tarui, o diretor presidente da Ancel, Masayuri Aryama, e o diretor executivo da Ancel, Yoshikasu Kume. Ao final do encontro, o presidente da ALAP recebeu artesanatos japoneses como lembrança do encontro, e retribuiu o gesto com mini quadros pintados e peças confeccionadas por artesãos amapaenses.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Fonte: ASCOM/Dep. Luciana Gurgel - PHS
Texto: Ediana Franklin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...