Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Aumento de casos de Sífilis no Estado do Amapá preocupa Jaci Amanajás


A divulgação do alto índice de casos de Sífilis em grávidas no Estado do Amapá, foi comentado pelo presidente da Comissão de Saúde (CAS) da Assembleia Legislativa, deputado Jaci Amanajás (PROS). Levantamento compara dados do primeiro quadrimestre de 2014 e 2015, onde apresentou aumento de 62,5%. A elevação é em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). “A denuncia é grave porque é uma doença considerada controlada”, preocupa-se o deputado. 
Segundo levantamento, o Amapá teve 40 casos da doença em grávidas, em 2015. Neste ano foram 65 registros. Também houve um aumento no número de municípios no mapa de pacientes infectados, passando de sete para 13 cidades.
De acordo com dados divulgados pela SESA, foram realizados 1,6 mil testes rápidos para detecção da doença em 2014. O balanço da quantidade de exames neste ano ainda não foi divulgado. “Grande parte das gestantes não fazem o exame e as crianças nascem com Sífilis”, preocupa-se o deputado Jaci Amanajás.
Apesar do aumento da doença em grávidas, a Secretaria de Saúde informou que teve uma queda nos casos de infecção congênita, quanto a sífilis é transmitida da mão para o filho, pela placenta.
Segundo o deputado e médico Jaci Amanajás, a enfermidade tem uma característica peculiar: três semanas após a contaminação surge uma lesão ulcerativa na genitália do infectado – na região do freio ou frênulo do prepúcio, nos homens, e no encontro dos pequenos lábios, nas mulheres – que some espontaneamente depois de alguns dias, dando a falsa impressão de cura. “A maioria das pessoas não tem noção de que está contaminada, pois após o desaparecimento das lesões, os sintomas não são muito visíveis. Podem surgir manchas vermelhas na pele, mas muitas vezes o paciente não as associa à doença. Na verdade, ele só vai descobrir se for ao médico e lhe for solicitado um exame de sangue específico”, informa.



Departamento de Comunicação - ALAP
Direção – Cleber Barbosa | Texto: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...