Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Pedro da Lua participa de mutirão com faxina e apresentações artísticas no Cesein

Parte dos adolescentes infratores internados no Centro de Internação Masculina (Ceseim) tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira, 28. Ao invés de grades, puderam ir à quadra. Ao invés do silêncio, ouviram canções e relatos de jovens que, assim como eles, viveram em meio às drogas e a delinquência mas encontraram no esporte e até na religiosidade, o estímulo para mudar de vida.

A ação foi coordenada pela Associação Beneficente Cafarnaum e fez parte do encerramento da programação organizada pela diretora presidente da Fundação da Criança e do Adolescente, Albanize Colares. A associação mantém inúmeros projetos sociais, um deles tendo como voluntário o deputado Pedro da Lua. Trata-se do projeto “Karatê formando caráter”, que ele ajudou a implantar e pelo qual já passaram centenas de jovens.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi o encontro de jovens que estudaram juntos, moraram na mesma rua ou simplesmente se conheceram em eventos sociais. A diferença é que uns estavam internados, cumprindo medida socioeducativa, e outros faziam apresentações de música, teatro e esportes.

A apóstola Cléa, presidente da Associação Cafarnaum, ficou entusiasmada com o evento e prometeu voltar. Segundo ela, a intenção é fazer um trabalho focado nos adolescentes do Cesein, todo voltado para humanização e resgate da autoestima.
A ideia é proporcionar  oportunidades aos jovens. “Estes jovens que antes não tinham oportunidades, agora tem várias! A arte e o esporte ajudam a se expressar, refletir e retirar esses garotos infratores das ruas, demonstrando a eles que há algo melhor além da violência, tráfico e criminalidade”, afirmou.
Albanize Colares, em seu discurso, agradeceu o apoio dispensado pela associação e pelo deputado Pedro da Lua, que colocou sua equipe de trabalho durante toda a semana para revitalizar o Cesin. Ela disse que o trabalho não é fácil, porque é preciso ganhar confiança dos jovens, que estão com o caráter, confiança e autoestima machucados. “Aqui começamos dando um passo de cada vez. Queremos despertar neles o lado melhor e mais bonito que possuem”, declarou.
O deputado Pedro da Lua, que é faixa preta de karatê 1ºDAN, conversou com os adolescentes e relatou sua história de vida. O parlamentar é oriundo de família humilde e já trabalhou inclusive como faxineiro. Mas diz ter encontrado no esporte, na educação e na espiritualidade, o esteio para seguir e chegar a um dos postos políticos mais cobiçados do Estado.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Ascom/Deputado Pedro da Lua
Fotos: Cleito Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...