Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Paulo Lemos defende PL que garanta gratificação de risco biológico a militares do Batalhão Ambiental



O deputado estadual Paulo Lemos (PSOL) participou de um café da manhã, nesta quinta-feira, 28, oferecido pelo Comando Geral do Batalhão Ambiental, que fica no município de Santana, distante cerca de 20 minutos da Capital. Em uma cerimônia simples, recebeu das mãos da corporação uma minuta para elaboração de um Projeto de Lei que cria gratificação de risco biológico aos militares daquela instituição.
Lemos considerou preocupante a situação exposta pelos militares sobre os riscos de contaminação biológica que os policiais ambientais estão sujeitos. Segundo a tenente Tatiane, autora do documento, muitos policiais sofrem mordidas e arranhões, além de terem contato direto com secreções, fezes e urina de animais silvestres, condutores de muitas doenças, segundo ela. “As ocorrências são frequentes durante a captura e remoção dos bichos”, ressalta a militar.

O deputado afirmou que irá criar Projeto de Lei, com base na minuta recebida, visando à melhoria da qualidade do trabalho e de vida dos policiais que atuam na corporação. De acordo com a tenente, muitas ocorrências feitas pelos policiais são realizadas em áreas insalubres, de perigo iminente, e não recebem nenhum tipo de incentivo por esse trabalho.
“Essa gratificação, em termos de comparação, seria a mesma, por exemplo, a de periculosidade que os policiais do BOPE [Batalhão de Operações Especiais] recebem. São quase que diárias as queixas de micose e de outros problemas relacionados à saúde relatados pelos policiais ambientais”, observa a militar.
Em conversa no gabinete do tenente coronel Pessoa, na presença do sargento Louvaner, Lemos disse ter esperança que o projeto dará certo. “Estamos no momento ideal para solicitarmos essa gratificação ao Governo; período em que entrarão em discussão no próximo mês os projetos orçamentários do Estado, e que vamos nos emprenhar para exigir do Executivo esse benefício”, garantiu o deputado.
Segundo dados apresentados pelo Batalhão Ambiental, mais de 1.200 animais silvestres foram capturados nos últimos seis anos, e muitas baixas de policiais já foram dadas em função do alto grau de perigo à saúde em que o contingente é submetido diariamente. Lemos garantiu levar os representantes da corporação ao plenário da Assembleia Legislativa, tão logo seja protocolado o Projeto de Lei de criação do benefício aos militares ambientais do Amapá.




Ascom/Paulo Lemos
Gabinete do Deputado Estadual Paulo Lemos
Coordenadoria de Comunicação Social
Twitter: @DepPauloLemos
Facebook: /deppaulolemos​
Instagram: @deppaulolemos
Jornalista responsável: Júnior Nery / DRT 343-AP (96) 98127-1559 / 9160-5010​

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...