Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de abril de 2015

Nossos idosos precisam de respeito e cuidados”, diz deputado Michel JK


Foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), o Projeto de Lei nº 0071/13, de autoria do deputado Michel JK (PSDB), que dispõe sobre os requisitos mínimos para o exercício da atividade profissional de “Cuidador de Idoso”.
De acordo com o projeto, os profissionais que desempenham a atividade de Cuidador de Idoso, no Amapá, em instituições públicas ou privadas e ambiente domiciliar, deverão possuir em sua formação, no mínimo, o curso de Auxiliar de Enfermagem, como parte de sua qualificação profissional.
“Todos temos o dever de cuidar, respeitar e trabalhar para uma melhor condição de vida daqueles que tanto contribuíram com a sociedade. A estimativa de vida dos nossos idosos aumentou e com isso surgiu essa nova profissão que deve ser praticada com responsabilidade e reconhecida como uma atividade essencial para a proteção dos nossos idosos”, declarou JK.
Consta na matéria, as atividades a serem desenvolvidas pelo Cuidador de Idoso no auxílio das tarefas cotidianas, tais como: ministrar a medicação na hora certa, mediante prescrição do médico responsável pelo tratamento; zelar pela alimentação do idoso portador de doenças crônicas, tais como diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial, sob orientação de nutricionista; auxiliar o idoso na prática de atividades físicas, como caminhadas, ginásticas e natação, sempre sob a supervisão e orientação de fisioterapeuta; acompanhar o idoso nas suas atividades sociais e de lazer, atuar para o seu bem estar.
Caberá ainda ao profissional atuar em situação de emergência, de mal súbito do idoso, queda ou acidente; providenciar imediatamente o socorro médico de profissional habilitado e tomar medidas emergenciais preconizadas nos cursos de primeiros socorros, a fim de preservar a vida do idoso até a chegada de equipe médica qualificada. 

O Projeto de Lei levantou uma grande discussão na Assembleia Legislativa entre os parlamentares que citaram a matéria como um projeto de grande relevância, uma vez que crescem os casos de violência e extorsão contra os idosos. A matéria aguarda a sanção do governador.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete do Deputado Estadual Michel JK (PSDB)
Texto – Rosiane Almeida (Assessora de Comunicação)
Foto – Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...