Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de abril de 2015

IEPA apresenta relatório à Comissão de Agricultura e Abastecimento da Assembleia Legislativa

Durante Sessão Ordinária da última quarta-feira, 22, da Comissão de Agricultura e Abastecimento da Assembleia Legislativa, foi apresentado o mapeamento das áreas de cerrado no Estado, pelo Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), através do relatório parcial de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE).
O ZEE iniciou em 2011, na gestão do PSB, coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SETEC) e Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), com apoio de vários órgãos.
“Por ser um estudo que vai definir a vocação econômica de toda a área de cerrado, servirá de instrumento para a elaboração de políticas públicas e investimentos dos produtores, de pesquisas e segmentos da cadeia produtiva”, deputada Cristina Almeida (PSB), Presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento da Assembleia Legislativa do Amapá.
Estiveram presentes, na sessão, o Chefe Geral da EMBRAPA – Jorge Alberto Gazel Yared; Nagib Jorge Melém Junior – EMBRAPA; Representante do IEPA – Benedito Andrade e o Representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) - Vandercy.
“Os levantamentos foram divididos em várias unidades, sendo que o IEPA e a EMBRAPA ficaram responsáveis pelo levantamento de solo e relatórios completos da aptidão agrícola dos cerrados, onde as pesquisas surgiram através de uma solicitação do governador do Amapá, em 2011”, frisou Benedito Andrade, representante IEPA.
O Chefe Geral da EMBRAPA – Jorge Alberto Gazel Yared, falou da importância do ZEE para os amapaenses, “ZEE é um instrumento poderoso pra resolver muitos problemas que temos no Estado. O caminho é a Conclusão do Relatório do ZEE do Cerrado do Amapá; Realizar Audiências Públicas pra referendo social, entre outros”, concluiu.
Na oportunidade, o deputado Paulo Lemos (PSOL), Membro da Comissão de Agricultura e Abastecimento, falou sobre a conclusão do relatório, "O ZEE é um estudo que precisa ser concluído e nossa comissão, está a disposição da equipe para ser interlocutora junto aos órgãos competentes para garantir a finalização do referido relatório", concluiu.
Já a deputada estadual Roseli Matos (DEM), que fez uma visita na localidade de Peixe Boi, no quilometro cinquenta e constatou denúncia dos moradores, quanto o uso em excesso de agrotóxicos oriundos do plantio de soja nas áreas de cerrado, solicitou da comissão que tome providências com urgência junto ao setor competente.
Ao final da sessão ordinária, ficou estabelecido vários encaminhamentos, entre eles, que a Comissão de Agricultura e Abastecimento, assuma compromissos de fiscalizar o cumprimento da conclusão do relatório e apresentar os seguintes requerimentos: Solicitando ao GEA a Conclusão do Relatório do ZEE do Cerrado e o requerimento solicitando a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a fiscalização ao correto uso de agrotóxicos nas áreas de cerrado do Estado.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Gabinete da Deputada Estadual Cristina Almeida (PSB)
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...