Os parlamentares aprovaram na segunda-feira (6), em sessão ordinária, a aquisição, por parte do Governo do Estado, de mais cadeiras de rodas e macas para o Hospital de Clínicas Alberto Lima, em Macapá. A matéria, de autoria da deputada Mira Rocha (PTB), propõe o fim das improvisações e melhorar a assistência aos pacientes que procuram o HCAL.
Considerado o maior do Estado, o Hospital de Clínicas conta com 91 leitos, desses 25 foram entregues pelo atual governo, conforme informou a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
O HCAL recebe pacientes de todas as partes do Amapá e até de regiões do Pará e conta apenas com duas macas e três cadeiras de rodas. Nos últimos anos, o cenário era de revolta por parte de quem procurava assistência médica. Bancos foram transformados em leitos e os corredores, em quartos.
Com a propositura, a petebista quer evitar que os pacientes aguardem atendimento em lugar impróprio, como bancos. “É importante o paciente aguardar em condições apropriadas pela assistência médica para não ter o quadro clínico agravado”, condiciona Mira Rocha.
Após a aprovação em plenário, o requerimento segue para a Secretaria Estadual de Saúde que, agora, dependerá do aval do chefe do Executivo, Waldez Góes (PDT), para adquirir as cadeiras de rodas e macas para o hospital.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Diretor do Decom - Cleber Barbosa
Texto - Emerson Renon | Fotos - Gerson Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário