A Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) realizou a primeira sessão ordinária da 7ª Legislatura, nesta segunda-feira (9), no plenário Deputado Dalto Martins. Sob o comando do 1º vice-presidente, deputado Kaká Barbosa (PTdoB), os parlamentares aprovaram, por unanimidade, dois projetos de lei relativos à fixação do Passe Livre Estudantil na Rede Pública de Ensino e à cultura, que considera de Utilidade Pública a Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (LIESAP), de autoria dos deputados Pedro Da Lua (PSC) e Luciana Gurgel (PHS) respectivamente. Na ocasião, foram lidos uma séria de requerimentos apresentados pelos deputados solicitando infra-estrutura necessária em vários pontos da capital e do interior.
Outro requerimento aprovado em Regime de Urgência autoriza a realização de Audiência Pública para debater o aumento significativo de casos de Doença de Chagas no Estado do Amapá, proposto pelos médicos Doutor Furlan (PTB) e Jaci Amanjás (PROS).
Discursos – No pequeno e grande expediente, os deputados ocuparam a tribuna para discursar sobre vários temas. Ericláudio Alencar (PRB) destacou a alegria de ingressar na Casa de Leis, em primeiro mandato, como Líder do Governo no Parlamento Estadual relembrando a mensagem lida pelo governador Waldez Góes (PDT) na reabertura dos trabalhos legislativos. Parlamentar eleito com uma das mais expresssivas votações, conhecedor da máquina pública e servidor do Estado ocupando a função de delegado de polícia civil, Ericlaudio têm tudo para ser um grande representante do Executivo na Assembleia Legislativa.
Doutor Furlan utilizou seu tempo regimental e destacou a importância das estatísticas apresentarem um alto índice de casos de Doença de Chagas registrados do Estado. O parlamentar acrescentou em seu discurso a importância da prevenção contra a doença que tem levado muitos amapaenses a óbito. Finalizou dizendo que realizará no dia 18 de março uma audiência pública para debater temas de prevenção contra a doença de chagas.
A votação de projetos, entretanto, ainda depende da instalação das comissões, formados por deputados, encarregados da análise da constitucionalidade e do interesse público das proposições.
Departamento de Comunicação da Assembleia Legislativa doAmapá
Texto: Ediana Franklin (Assessora de Comunicação)
Fotos: Gerson Barbosa / Jaciguara Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário