O Projeto de Lei 0001/15-AL, de autoria da deputada estadual Luciana Gurgel (PHS) e aprovado em Regime de Urgência, na sessão ordinária de segunda-feira (9) declara de Utilidade Pública a Liga Independente das Escolas de Samba do Estado do Amapá – LIESAP. O título de utilidade pública garante às entidades o reconhecimento como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade. Conforme o presidente da Liga, Luiz Mota, carinhosamente chamado de “Geléia”, o título é uma espécie de recompensa às atividades que LIESAP vem desenvolvendo todos esses anos no Estado.
A Liga é uma entidade associativa que congrega as Escolas de Samba do Estado, que objetiva entre outros, colaborar com as autoridades visando incremento e brilhantismo das manifestações culturais e folclóricas, sobretudo ligadas ao samba. Para a autora do projeto, “coube a esta Casa Legislativa, fazer justiça a uma entidade que luta com os seus próprios meios para enaltecer os movimentos culturais através do carnaval no Estado do Amapá”, explicou.
Portanto, fica considerada de utilidade pública a Liga Independente das Escolas de Samba do Estado do Amapá - LIESAP, com sede e foro do Município de Macapá. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Sangue - Na terça-feira (10), a parlamentar participou da 3ª Campanha de doação de sangue “Eu salvo vidas” do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), em Macapá. Durante a doação, Luciana falou sobre a importância do ato. "Muitas pessoas aguardam a chance de ter suas vidas salvas, através de um gesto como este. É uma grande satisfação participar da campanha. Esta é uma forma de incentivar as doações e manter o banco de sangue abastecido no hemocentro. Penso que através desse incentivo, nós poderemos ter, no nosso hemocentro, um volume maior de sangue com o objetivo de salvar vidas no Estado do Amapá”, afirmou.
A Campanha foi uma iniciativa da bancada do Partido da República – PR, liderados pelo deputado federal Vinícius Gurgel (PR/AP) e, contou com a participação da vereadora Aline Gurgel (PR), o deputado estadual Jory Oeiras (PRB) e do vereador Eddy Clay (PR). Para doar sangue é necessário estar munido de um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação), ter entre 16 e 67 de anos. Também é necessário estar bem alimentado, não ter bebido nas últimas 12 horas nem mesmo socialmente, e pesar no mínimo 55 quilos.
Rádio - Nesta quinta-feira (12), a deputada foi a convidada do programa Canal Legislativo, apresentado por Leonardo Trindade e Aníbal Sérgio. A entrevista teve como tema central a aprovação da Lei que declara de Utilidade Pública a Liga Independente das Escolas de Samba do Estado do Amapá – LIESAP e a participação da parlamentar na 3ª Campanha de Doação de Sangue “Eu salvo vidas” do Hemoap, no dia (10).
“Hoje em dia as entidades de utilidade pública conseguem verba com mais facilidade. As verbas públicas que a entidade recebe atualmente não são suficientes para manter a Liga, que precisa contar sempre com a ajuda do poder público. Agora, com o título, tudo melhora”, comemorou.
A líder do PHS ainda falou sobre a importância maior da participação das mulheres na política brasileira e destacou lugar que ocupa atualmente como 1ª Secretária na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. “Infelizmente, nós estamos em um país onde predomina a hegemonia masculina em cargos políticos e a mulher acaba não participando, em termos de candidatura, como ela deveria participar.” ressaltou Gurgel.
Ao finalizar sua participação, a deputada colocou seu mandato à disposição da população amapaense. “Fomos eleitos para trabalhar pela população. Um dos meus compromissos como deputada, sempre foi estender nosso trabalho até alcançar àqueles que mais precisam, ou seja, a população menos favorecida do Estado do Amapá,” observou.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Texto: Ediana Franklin (Assessora de Comunicação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário