Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Deputados aprovam Política Estadual de Mobilidade por Bicicletas

Foi aprovado, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa do Estado  (Alap),  projeto de lei de autoria da deputada Roseli Matos (DEM) que institui, no âmbito do Estado do Amapá, a Política Estadual de Mobilidade por Bicicletas. Através desse projeto, a parlamentar pretende estimular, em todos os municípios do Estado, o uso de bicicletas para mobilidade humana, como forma de melhorar a qualidade de vida dos amapaenses e, ao mesmo tempo, promover a preservação do meio ambiente.
Como objetivos, a Política de Estadual de Mobilidade por Bicicletas pretende estimular o uso seguro desse veículo, como meio de transporte,  nas atividades cotidianas, tais como trabalho, esporte e lazer e, ao mesmo tempo, diminuir, gradativamente, a circulação de carros nas ruas das cidades, reduzindo, assim, a emissão de ruídos sonoros, gases poluentes e congestionamentos nas vias públicas.
O projeto estabelece que o Poder Executivo Estadual, através das Secretarias de Estado, se encarregará de implementar essa Política de Mobilidade Urbana em todos os municípios, tomando medidas que proporcionem segurança e conforto aos ciclistas, tais como ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, estacionamentos específicos para bicicletas, inclusive nos prédios públicos, tudo devidamente sinalizado.
Para a autora do projeto, deputada Roseli Matos (DEM), trata-se de uma medida de interesse geral. "Por ser um veículo de baixo custo, não poluente e exigir esforço físico para sua tração, o uso da bicicleta, devidamente estimulado e com a segurança necessária para sua utilização, trará inúmeras vantagens para nossa comunidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas", enfatizou.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Diretor do Decom - Cleber Barbosa
Texto - Paulo Oliveira (Assessor de Comunicação)
Fone 8121-1202 - 3222-1174
Macapá -AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...